💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

FMI

O Fundo Monetário Internacional é uma instituição financeira internacional com sede em Washington, DC.

É composto por 190 países e é responsável pela estabilidade financeira global. A organização presta assistência aos países membros que estão passando por dificuldades em seu desenvolvimento econômico.

Seus membros têm interesse na segurança econômica global. O fundo ajuda os países a estabilizar suas moedas e garantir que tenham acesso a recursos suficientes para financiar suas necessidades.

A seguir estão alguns fatos sobre o FMI.

Como funciona o FMI?

Os membros do FMI contribuem com uma certa quantia de dinheiro para suas operações, chamada de subscrição de cotas.

A cota de cada país é revisada a cada cinco anos e determina a quantidade de dinheiro que um país membro pode tomar emprestado do FMI e seu poder de voto no conselho executivo de governadores.

Os Estados Unidos contribuem com US$ 83 bilhões e têm 17% das cotas. Os Estados Unidos têm um voto nos conselhos de governadores e no conselho executivo.

O conselho de administração do FMI nomeia um diretor administrativo para liderar a organização.

O diretor administrativo é nomeado pelo conselho de governadores para um mandato renovável de cinco anos. Essa pessoa supervisiona o trabalho de uma equipe de 2.700 pessoas de 140 países.

Na maioria dos casos, o diretor administrativo é europeu, embora alguns americanos estejam agora envolvidos. Christine Lagarde foi a primeira mulher a servir como presidente-gerente do FMI.

Para que serve o FMI?

O FMI foi criado para ajudar as economias emergentes a reduzir o número de crises. Essas crises afetam principalmente os países de baixa renda.

Ao fornecer assistência a esses países, o FMI visa estabilizar suas economias. O fundo ajuda a prevenir a instabilidade econômica.

Seu mandato é garantir uma economia mundial estável. Também tem a responsabilidade de garantir que os países membros tenham um nível adequado de dinheiro para financiar suas próprias necessidades.

O FMI é considerado a organização financeira mais importante do mundo.

Termos relacionados

Administrador de fundos

As empresas gestoras de fundos são aquelas que têm como objetivo garantir o bom funcionamento dos fundos de investimento. O administrador do fundo irá registrá-la

Ler mais

Reserva de Emergência

Economizar não é um hábito nem uma tarefa fácil para os brasileiros. De acordo com a CNI, apenas 32% dos brasileiros economizou dinheiro durante o

Ler mais

Tapering

Durante a crise financeira global de 2013, o Fed iniciou um processo chamado tapering. Bernanke surpreendeu os investidores com um sinal de tapering, que desencadeou

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter