💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

EVA

Quando as empresas decidem investir em um novo projeto, geralmente analisam seus lucros potenciais para determinar quais projetos são os melhores investimentos.

Um método frequentemente mal compreendido é o valor econômico agregado, que mede a lucratividade geral de uma empresa. O principal objetivo do EVA é construir uma empresa lucrativa, agregando valor aos produtos e serviços que a empresa produz. Outro objetivo é mensurar se um determinado investimento está trazendo reais ganhos para seus acionistas

De onde vem a criação de valor?

Uma empresa pode medir seu valor econômico agregado se puder demonstrar que pode gerar um lucro percentual maior do que o gasto no projeto.

A criação de valor pode vir de várias fontes, incluindo operações eficientes, bons produtos e serviços e até mesmo capital intelectual. É por isso que a criação de valor requer mais do que apenas métricas financeiras, como o balanced scorecard e a inteligência competitiva.

Para entender o verdadeiro valor de uma empresa, os gerentes devem ir além do EVA para medir o valor real de uma empresa.

Como as empresas de capital aberto geram capital?

As empresas de capital aberto geram capital emitindo dívida ou patrimônio e investindo-o em ativos. Este investimento deve gerar uma taxa de retorno superior ao custo de capital.

Os ativos de capital são relatados no  Balanço Patrimonial de uma empresa, mas os retornos gerados por esses ativos são muitas vezes esquecidos.

Esses ativos podem representar a maior fonte de criação de valor em um negócio. Além disso, o EVA é útil para empresas com altos investimentos em ativos reais e baixas cargas de dívida.

Como é calculado o EVA?

O EVA é calculado subtraindo os Lucros Operacionais Líquidos Após Impostos (NOPAT) do Custo de Capital, que inclui patrimônio líquido e dívida. O custo de capital refere-se à quantidade de fluxos de caixa que uma empresa requer para compensar seus investidores.

Portanto, o EVA é a diferença entre o custo de capital e o retorno sobre os ativos. Um EVA positivo reflete a criação de valor para o proprietário, enquanto um EVA negativo indica destruição de valor.

Termos relacionados

Dow Jones

O Dow Jones Industrial Average é uma coleção de 30 das maiores empresas dos Estados Unidos. É um indicador da saúde da economia de um

Ler mais

Market Maker

Se você já negociou ações de um centavo, provavelmente já viu a frustração que vem com o spread de compra e venda e, às vezes,

Ler mais

CFO

O CFO é uma parte fundamental do processo de fusão e aquisição. Eles supervisionam o fluxo de caixa, o planejamento estratégico e a alocação de capital.

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter