💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Estrutura de Capital

A estrutura de capital é a maneira pela qual uma empresa capta recursos. Uma empresa pode levantar dinheiro por meio de ações e dívidas, ou uma combinação de ambos.

Para arrecadar fundos suficientes para expandir ou diversificar, uma empresa precisa encontrar um equilíbrio entre os dois.

O financiamento de capital geralmente é a melhor opção, pois permite que uma empresa acesse fundos que não estão prontamente disponíveis para outros fins. A estrutura de capital também dá aos investidores uma ideia do perfil de risco da empresa.

Como funciona a estrutura de capital?

Uma estrutura de capital ótima funciona reduzindo o WACC que é balanceado para maximizar a lucratividade. No entanto, na prática, a estrutura ótima de capital varia de acordo com o setor específico da empresa.

A estrutura ótima de capital depende do WACC de cada componente e do risco do capital como um todo. Além disso, a estrutura de capital tem impacto direto nas decisões de fluxo de caixa livre e capex.

Portanto, é crucial que a administração considere a estrutura de capital antes de tomar qualquer decisão relacionada ao fluxo de caixa livre e capex.

Razões para considerar a estrutura de capital?

Existem várias razões para considerar a estrutura de capital de uma empresa. Entre eles estão benefícios fiscais, alavancagem financeira e assimetria de informações.

O teorema de Modigliani-Miller fornece a base para o pensamento acadêmico moderno sobre estrutura de capital, embora ignore muitos fatores importantes.

Na prática, a estrutura de capital de uma empresa tem efeitos importantes, incluindo custos de agência, riscos de falência e assimetria de informações.

Objetivo da estrutura de capital

O principal objetivo da estrutura de capital de uma empresa é maximizar o valor dos ativos da empresa. Uma estrutura de capital adequadamente projetada pode maximizar o valor de cada componente e a participação total dos acionistas, minimizando o custo de capital.

A estrutura ótima de capital pode maximizar o valor de uma empresa enquanto minimiza o custo de financiamento. Idealmente, o equilíbrio entre o custo da dívida e o valor do patrimônio líquido deve ser igual.

Tipos de capital

O capital de uma empresa pode ser dividido em três categorias: capital próprio, dívida e capital comercial. Além desses três tipos de capital, os ratings das agências de crédito também oferecem informações sobre a estrutura de capital de uma empresa.

Esses índices financeiros podem ser usados ​​por analistas e investidores para comparar as empresas lado a lado. Com tantas variáveis ​​a serem consideradas, o equilíbrio correto de cada componente é crucial para o sucesso de uma empresa a longo prazo.

O que fazer ao determinar a estrutura de capital?

Ao determinar a estrutura de capital de uma empresa, os promotores devem decidir como aumentar uma certa proporção do capital da empresa na forma de debêntures ou ações. Esses recursos devem ser investidos na empresa.

Embora as ações sejam pagas com os lucros, elas também carregam riscos. A estrutura de capital, portanto, é uma consideração fundamental para qualquer negócio.

Incorporando esses fatores na estrutura de capital de um negócio, os promotores podem maximizar os retornos, minimizar os riscos e maximizar o controle.

O que é a relação dívida/capital próprio?

A relação dívida/capital próprio (D/E) é uma métrica crítica para comparar estruturas de capital. Esse índice fornece aos investidores uma visão sobre se uma empresa está adotando ou não práticas agressivas de empréstimos.

As empresas fortemente financiadas geralmente apresentam menor lucratividade, mas também podem representar oportunidades de crescimento. O equilíbrio certo entre dívida e patrimônio depende do setor de uma empresa, estágio de desenvolvimento e mudanças externas nas taxas de juros e no ambiente regulatório.

Termos relacionados

Anbid

A Anbid foi uma organização criada para formar profissionais do mercado de capitais. Outro objetivo foi aumentar o papel das instituições financeiras no crescimento econômico

Ler mais

Carteira de Criptomoedas

As Carteiras de Criptomoedas são dispositivos de armazenamento digital contêm chaves privadas que comprovam que o proprietário possui uma determinada criptomoeda. Perder essas chaves privadas

Ler mais

Bitcoin

A bitcoin é uma moeda virtual que pode ser encontrada no mercado há alguns anos. Porém, muitas pessoas ainda se perguntam o que ela é,

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter