💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Especulação

A especulação é uma abordagem de investimento onde o objetivo é obter um lucro rápido. Os especuladores estão dispostos a assumir altos riscos no mercado e negociar com base em sua própria intuição sobre o que uma determinada ação ou ativo irá obter no futuro.

Esses investidores são considerados apostadores das instituições por causa de sua alta relação risco-recompensa. A definição de especulação financeira evoluiu ao longo dos anos, mas é sempre arriscada.

A especulação é um método de investimento arriscado em que o investidor assume um risco maior do que o mercado pode suportar e espera retornos extraordinários em troca. Os especuladores são traders mais ativos e tentam superar a média do mercado.

Eles usam seu conhecimento do mercado para tomar decisões e geralmente são muito práticos durante as oscilações de curto prazo. Em contraste, os investidores passivos não alteram constantemente seus investimentos. Este tipo de estilo de investimento é caracterizado por baixa volatilidade e baixos custos.

No que os especuladores se baseiam?

Além de se basear em um “palpite” e volatilidade do mercado para fazer investimentos, os especuladores baseiam suas decisões em um “potencial gritante” de um ativo.

Quase todos os mercados têm um segmento especulativo, e os setores mais especulativos são os mercados de criptomoedas e tokens não fungíveis. Eles são frequentemente caracterizados por altos riscos, que normalmente são muito maiores do que o retorno do investimento.

Embora os especuladores sejam frequentemente ridicularizados por especialistas financeiros, eles não são os bandidos. Na verdade, eles são indispensáveis ​​para o sistema financeiro, pois ajudam a criar novas ideias, expandir negócios e impulsionar economias.

Como tal, eles são de vital importância nos mercados financeiros do mundo. Portanto, é vital entender os riscos envolvidos e determinar se a especulação é adequada para você.

Se você não tem certeza se é uma boa ideia para você, um planejador financeiro pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

E se mesmo assim você ainda não tiver certeza, você sempre pode fazer um questionário de tolerância ao risco para determinar com quanto risco você se sente confortável.

Além disso, existem muitas formas de especulação financeira que têm o mesmo objetivo: obter lucro. Além da especulação financeira, tem o setor imobiliário, no qual o objetivo é aumentar o valor de uma propriedade e depois vendê-la novamente com prejuízo.

No setor imobiliário, a linha entre especular e investir pode ser borrada. Embora comprar um imóvel com a intenção de alugá-lo seja uma forma de investimento, comprar e vender vários condomínios com entradas mínimas é considerado especulação.

Como funciona a Especulação Financeira?

A especulação é uma atividade arriscada. Na verdade, pode ser perigoso. O principal objetivo de um especulador é gerar lucro com uma pequena quantia de dinheiro. No entanto, as formas mais comuns de especulação financeira são ações e negociação de moedas.

Curto Prazo

A especulação financeira tem foco principal no curto prazo, o tempo pode durar horas e por isso é visto como operações rápidas e também pode perder seu investimento. Quando se trata de investir, você deve tomar a decisão mais informada possível. Além disso tem o longo prazo, que o especulador ganhará muito dinheiro
Risco e volatilidade dos ativos

O risco dessa operação é grande, de modo específico a uma possibilidade de gerar lucros altos para os investidores e a volatilidade do ativo é uma presença muito forte na especulação.

Day trade

Uma operação de day trade é aquela que acontece em um dia, durante o mesmo pregão e elas duram, no máximo, algumas horas. Isso significa que todas as transações envolvendo aquela operação são iniciadas e finalizadas no mesmo dia, tanto com compra ou venda.

Swing trade

O swing trade é uma operação que tem duração maior que o day trade, o início e o fechamento da operação acontece em pregões diferentes da bolsa nesta ocasião. Com isto, não significa que é uma operação de prazo tão curto

Termos relacionados

Bancos de Desenvolvimento

Um banco de desenvolvimento oferece empréstimos a industriais e agricultores em países em desenvolvimento. Os empréstimos podem ser usados ​​para a compra de equipamentos e

Ler mais

Mercado Primário

Um mercado primário ou New Issue Market, é onde as entidades corporativas criam instrumentos de longo prazo é um local onde empresas e entidades governamentais

Ler mais

Yield curve

A yiel curve é um gráfico que transmite informações sobre o estado de uma economia. O eixo Y mostra a taxa de juros que um

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter