💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Equity

O equity também pode ser usado como uma descrição da situação financeira de uma empresa. O equity refere-se ao valor total de todos os ativos de uma empresa. É usado para determinar oportunidades de investimento.

É possível calcular o patrimônio de uma empresa usando uma fórmula. Seu:

Patrimônio = Ativo + Passivo

Todos os ativos de uma empresa podem ser vendidos (propriedades, equipamentos, investimentos e contas a receber). Se a empresa for vendida, os investidores poderão ganhar mais dinheiro.

Esta análise não se concentra apenas no patrimônio, mas também auxilia os investidores na tomada de decisão.

O indicador Return on Equity (ROE) é utilizado para avaliar se o lucro líquido da empresa gera um bom retorno.

Quais são os ativos de uma empresa?

Os ativos de uma empresa são:

Propriedades;

Equipamento;

investimentos;

Participação em outras empresas

Contas a receber, etc

O que os ativos financeiros incluem?

Seus ativos financeiros incluem:

Pague a conta

Disputas com fornecedores

Para ser substituído por impostos

empréstimos bancários

Investimento em ações

Qual é a importância do patrimônio nas empresas?

Tanto as empresas quanto os investidores precisam de capital. Isso porque o patrimônio conecta empresas que buscam investimento com investidores que buscam rentabilidade. É por isso que o retorno sobre o patrimônio é muitas vezes interessante.

Esse tipo de investimento é limitado a empresas de capital fechado e pode ser mais difícil obter capital. Isso é diferente de ofertas públicas em bolsas de valores.

Mesmo que os planos fossem de capital aberto, as empresas de capital encontram dificuldades para implementar planos de expansão. É por isso que os investidores são necessários. Este tipo de investimento é essencial para um plano de investimento bem desenhado e que justifique o seu tamanho.

Como o conceito de patrimônio é usado?

Aqui estão alguns exemplos de como o conceito de patrimônio pode ser usado:

Uma ação ou qualquer título que seja uma participação acionária. Esses casos são de natureza privada.

O balanço da empresa;

É a diferença entre o valor de mercado do imóvel e o valor da hipoteca devido pelo mutuário.

Em casos de falência da empresa, pode ser chamado de “capital de risco”, ou “capital responsável” e é usado para pagar os credores.

Tipos de opções e ações de investimento

São muitas as opções disponíveis para investidores e participantes de empresas com alto potencial de crescimento.

As ações podem ser selecionadas através da bolsa de valores, fundos mútuos ou rodadas de crowdfunding de ações.

Financiamento coletivo de ações

Equity Crowdfund

É um método de investimento para startups que visa angariar fundos para desenvolver o seu negócio.

Equity crowdfunding

É semelhante ao crowdfunding ou vaquinhas, permite que os investidores invistam em startups em seus estágios iniciais de desenvolvimento.

O equity crowdfunding não é como o private equity, que está disponível apenas para investidores qualificados. Este método de investimento permite que investidores iniciantes participem com contribuições a partir de R$ 1.000,00 (ou até menos).

As plataformas online fornecem todas as informações necessárias para que os investidores tomem decisões informadas sobre investimentos.

Patrimônio da casa

Além dos diferentes tipos de investimentos, o home equity é um tipo de empréstimo com propriedade garantida que é comum na Europa e nos Estados Unidos. Está aumentando no Brasil.

Uma pessoa física ou jurídica pode solicitar um empréstimo de qualquer instituição financeira concordando em usar a garantia, que é sua propriedade, até que o valor seja pago.

Isso significa que a propriedade do imóvel é transferida para a instituição financeira. Dá a capacidade de cobrar taxas de juros mais baixas e pagamentos mais longos devido ao menor risco de inadimplência.

Valor da marca

O valor da marca é outro tipo de valor que visa o marketing.

É o valor agregado que uma marca agrega a um produto, serviço ou produto. Não é tangível. É composto por critérios abstratos como a percepção de valor pelos clientes. Isso influencia a imagem da marca e, consequentemente, os lucros que ela obtém no mercado.

O valor de mercado é construído ao longo de anos de publicidade e marketing, bem como pela construção de uma base de clientes fiéis.

Termos relacionados

Mercado Financeiro

O mercado financeiro é o mercado no qual os títulos são negociados e é também uma indústria separada que facilita a negociação de vários ativos

Ler mais

Banco Central

O Banco Central do Brasil também é conhecido como BACEN, BCB ou BC. É uma autarquia federal que está vinculada ao Ministério da Economia e

Ler mais

Trader

É possível que você já tenha ouvido notícias sobre uma nova ocupação que tem ganhado cada vez mais destaque: a do trader financeiro. Ou então,

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter