Empresas de Capital Fechado

As empresas de capital fechado são sociedades em que o capital social foi dividido entre vários acionistas. Um indivíduo deve convencer um acionista existente a vender essas ações se quiser comprá-las. O indivíduo que deseja comprar essas ações deve convencer um dos acionistas existentes a vendê-las.

As empresas de capital fechado geralmente têm vários parceiros. Isso é o mesmo que empresas de capital aberto. Uma empresa privada não pode reivindicar os mesmos privilégios que uma sociedade de responsabilidade limitada.

A colocação pública é proibida. As empresas de capital fechado não precisam se registrar na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). No entanto, a CVM deve autorizar a colocação de ações junto ao público. Caso o emissor não seja registrado na CVM, ele não precisa informar seus saldos. Alguns fazem isso para criar uma aparência de transparência.

Vantagens e desvantagens do capital fechado

As empresas de capital fechado têm muitos benefícios. Sem negociar com os sócios existentes, os acionistas estrangeiros não podem entrar na empresa. Os investidores estrangeiros são menos propensos a serem aceitos do que as empresas públicas.

Além disso, se a empresa não tiver um símbolo de negociação pública e, portanto, não permitir que os acionistas investem na Bolsa de Valores, a liquidez do investimento pode ser menor.

Uma empresa privada pode ter sua contabilidade feita por uma empresa de contabilidade de sua confiança, o que lhe permite ter maior controle sobre suas finanças. Este é um aspecto positivo. Os acionistas fazem sua contabilidade para empresas públicas.

As empresas privadas têm maior transparência no mercado. As empresas públicas também devem divulgar os números ao público para atrair novos investidores.

Capital aberto e capital fechado

A forma de captação de recursos é o que diferencia empresas privadas e públicas. Qualquer pessoa pode adquirir títulos para possuir ou comprar uma parte de uma empresa.

Bradesco
Escolha agora seu cartão
Solicitar agora
*Sujeito à análise
Programa de pontos
Ofertas exclusivas
Cashback

As empresas privadas podem levantar fundos dos acionistas, mas não os disponibilizam ao público em geral Os títulos estão disponíveis apenas para um pequeno número de investidores

A contabilidade é outra diferença entre as duas corporações. Contadores privados gerenciam todo o controle e gerenciamento de despesas do negócio. A estrutura de participação acionária permite que os acionistas controlem como o dinheiro é gasto e recebido.

Um conselho de contabilidade deve ser eleito pelos acionistas se uma empresa for negociada publicamente. A publicação dos balanços da empresa também é obrigatória.

Termos relacionados

Dividendos

Os dividendos são pagos aos proprietários de ações quando uma empresa obtém lucro. O conselho de administração de uma empresa pode decidir dar a cada

Ler mais

Abrapp

A Abrapp é uma entidade sem fins lucrativos que representa as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs). Foi criada em 1978 e é composta por

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter