💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

DRE

Este documento lista suas vendas e despesas, incluindo quaisquer ganhos e perdas que você teve durante o ano. Assim, com essas informações pode ajudar o empresário a cortar despesas e aumentar as vendas.

A DRE é um resumo das receitas e despesas da empresa. Seu formato pode variar de acordo com as diferentes atividades operacionais e requisitos regulatórios.

Antes de começar a analisar sua DRE, é importante lembrar que não é um aconselhamento jurídico, mas sim um guia para ajudá-lo a entender o que sua empresa está fazendo.

Para que serve a DRE?

Geralmente, as DRE são geradas pelo menos trimestralmente. Elas servem ​​para ajudar os investidores a entender a saúde financeira da empresa e os proprietários de pequenas empresas a identificar áreas problemáticas antes que elas se tornem grandes.

A DRE também ajuda os proprietários de empresas a avaliar despesas futuras e destacar áreas que estão acima do orçamento. Dependendo do seu negócio, esta declaração pode ajudá-lo a decidir quais mudanças fazer.

Despesas e receitas

As despesas de uma pequena empresa podem aumentar significativamente à medida que cresce. Os custos de pagamento de funcionários e suprimentos e promoção do negócio podem aumentar. Com isso, as despesas incluem aluguel do prédio, salários e outros custos indiretos. E a seção de despesas da DRE listará as despesas de cada item.

As receitas são o dinheiro que uma empresa gera a partir de suas operações. Inclui custos de matérias-primas, mão de obra direta e marketing. Inclui também os lucros antes da dedução das despesas.

Ter um lucro bruto saudável ajudará o empresário a decidir onde cortar despesas. As despesas operacionais, por outro lado, cobrem os custos de funcionamento do negócio dia após dia. Você verá que a demonstração de resultados listará as despesas de cada um.

Qual a importância da DRE?

A DRE é um documento importante nos relatórios financeiros de sua prática. Ele pode fornecer mais informações sobre os ganhos de uma empresa, separando as despesas operacionais das cobranças únicas.

A DRE tem a importância de determinar a extensão da lucratividade de uma empresa e como uma parte essencial das informações financeiras, as DRE ajudam uma empresa a comunicar seu desempenho financeiro aos clientes. Eles são frequentemente usados ​​em conjunto com o balanço patrimonial para apresentar uma demonstração financeira.

Termos relacionados

Market Maker

Se você já negociou ações de um centavo, provavelmente já viu a frustração que vem com o spread de compra e venda e, às vezes,

Ler mais

Capitalização

Essencialmente, capitalização significa registrar uma despesa em uma conta permanente e alocar em períodos contábeis futuros. Este método é vantajoso para empresas com ciclos de

Ler mais

Capital de giro

Nos negócios, Capital de Giro é a liquidez operacional de uma empresa ou organização. Inclui ativos fixos, como instalações e equipamentos. O capital de giro

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter