💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Dividendos

Os dividendos são pagos aos proprietários de ações quando uma empresa obtém lucro.

O conselho de administração de uma empresa pode decidir dar a cada acionista 5% de seu lucro por ano como dividendo.

Num cenário onde isso equivale a R$ 5 por ação, trimestralmente, a mesma empresa pode distribuir um dividendo de um quarto de ação no valor de R$ 1,25 por ação. No entanto, o momento dos dividendos pode ser complicado.

Declarações de dividendos altos são um bom sinal de que a empresa está indo bem e obtendo lucros. Mas o fluxo de caixa de uma empresa não está acompanhando as demandas de seus acionistas.

Quer o dividendo seja emitido em dinheiro ou em ações adicionais, o valor depende do desempenho da empresa.

Uma declaração de dividendos de baixo valor é indicativa da necessidade de crescimento de uma empresa e pode ser um sinal de que ela não está fazendo o suficiente para atender às demandas de seus acionistas.

Características de um bom dividendo

A primeira coisa a procurar em um dividendo é o número de ações que estão sendo divididas.

Também é importante considerar o tempo em que os lucros da empresa provavelmente virão dos lucros retidos, que é o dinheiro que a empresa usa para pagar dividendos.

Isso será diferente da data de pagamento, que é o dia em que o dividendo é realmente pago aos investidores. Uma empresa de alta qualidade pagará a seus acionistas um dividendo de pelo menos uma porcentagem de seus ganhos totais a cada trimestre.

Se uma empresa está pagando uma grande quantia de dinheiro a seus acionistas a cada trimestre, isso é uma indicação de que a empresa está indo bem e obteve bons lucros.

No entanto, se o dividendo for alto e a empresa não estiver reinvestindo em crescimento, isso é um sinal de alerta. Portanto, seja cauteloso ao comprar ações. Você pode ganhar muito dinheiro vendendo suas ações no momento certo.

Rendimento de dividendos

Como acionista, você deve estar ciente de quanto vale um dividendo. As empresas normalmente pagam dividendos aos seus acionistas quando têm bons lucros. Em alguns casos, o dividendo pode até vir da reserva da empresa.

De qualquer forma, você receberá uma parte dos ganhos de suas ações na forma de dividendos. Esta é uma característica fundamental do investimento em ações, e um bom rendimento pode ajudá-lo a ganhar dinheiro a cada trimestre.

Quanto maior o dividendo, melhor. Se o dividendo for baixo, você terá que esperar muito tempo até que a empresa tenha lucro. Mas se o dividendo for alto, você terá que esperar. Isso é um sinal claro de que a empresa está indo bem. Se o dividendo for muito alto, você deve vender suas ações.

Você pode comprar mais ações e manter o dinheiro na corporação. Isto irá fornecer-lhe uma renda de seu estoque.

 

Termos relacionados

Indexação

A indexação é um processo que permite aos investidores armazenar as informações de muitas ações diferentes em um único portfólio. Isso permite que o investidor

Ler mais

EBIT

O EBIT é uma medida chave de rentabilidade. Em geral, é o lucro operacional de uma empresa antes das despesas com juros e impostos. O

Ler mais

Governança Corporativa

Existem várias abordagens para definir e descrever a governança corporativa e uma ampla gama de abordagens para a prática da governança corporativa. Muitas vezes, os

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter