💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Diversificação

Uma estratégia de marketing de diversificação bem-sucedida não apenas aumentará a participação de mercado da empresa, mas também abrirá novos e lucrativos mercados. Pode criar um novo produto ou linha de produtos e, assim, aumentar os lucros da empresa.

Como funciona a diversificação ?

A diversificação externa é uma estratégia em que a empresa olha para fora de suas operações atuais e compra acesso a novos mercados ou produtos. Um exemplo comum disso é uma fusão, onde duas ou mais empresas combinam suas operações. As empresas resultantes da fusão são geralmente do mesmo tamanho e possuem produtos e serviços semelhantes.

Dependendo do tipo de negócio, a diversificação pode ser de natureza defensiva. Essa abordagem espalha os riscos da empresa em diferentes mercados. A diversificação ofensiva se concentra na captura de mercados com potencial mais lucrativo do que em expansão.

Essa estratégia geralmente é feita no contexto da comparação das opções estratégicas com as de expansão. Alternativamente, pode ser um meio de avaliar os custos e benefícios de cada estratégia. Além disso, a diversificação pode ser uma excelente maneira de aumentar a participação de mercado de uma empresa e aumentar a lucratividade.

Por exemplo, a Empresa A pode desenvolver uma nova fórmula e licenciá-la a outra empresa para expandir sua presença no mercado de limpadores químicos de madeira. Alternativamente, pode vender móveis para casa, um novo produto no mercado consumidor e um novo serviço ou marca na indústria de bens de consumo.

Objetivo da estratégia

Há muitas maneiras diferentes de diversificar a receita de uma empresa. A forma mais comum é a diversificação horizontal. Essa estratégia visa expandir o mercado da empresa em outros setores.

O objetivo desta estratégia é aumentar o número de clientes e mercados que atende. Há muitas etapas envolvidas no desenvolvimento de produtos. Uma estratégia de diversificação horizontal pode envolver o licenciamento de um novo produto para outra empresa. Uma estratégia de diversificação vertical envolverá a entrada em um novo setor.

Um outro objetivo de uma fusão é aumentar a lucratividade da empresa e melhorar a eficiência da gestão, com essa estratégia, a empresa pode expandir seu alcance em todos os mercados. A estratégia da empresa aumentará os lucros e minimizará o risco de perder dinheiro. Além disso, a diversificação pode resultar em uma organização rígida e dependente de segmentos específicos do mercado.

No que a diversificação ajuda?

Uma estratégia de diversificação bem-sucedida pode ajudar uma empresa a se expandir para um novo setor. Pode ajudar uma empresa a encontrar novas oportunidades. A empresa também deve criar uma vantagem única em cada setor em que entra.

Além disso, a diversificação ajudará uma empresa a expandir seus negócios além de seu nicho original. Se sua empresa quer ficar no topo da concorrência, é imperativo expandir suas ofertas de produtos ou serviços. Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo nesse processo.

Uma empresa que pode duplicar o movimento de um concorrente terá uma vantagem competitiva. É aqui que uma estratégia de diversificação é útil.

Embora um negócio deva diversificar em vários setores diferentes para aumentar sua participação no mercado, a diversificação aumentará seu risco e desviará a atenção do negócio para outros aspectos da empresa.

Termos relacionados

Corretagem

Uma conta de corretagem é uma conta de investimento na qual o titular da conta gerencia os próprios investimentos. Eles pesquisam os títulos e decidem

Ler mais

G8

O G8 é um grupo de oito países altamente industrializados que se reúne todos os anos para discutir questões globais. O objetivo das reuniões é

Ler mais

Média Móvel

Uma média móvel é uma técnica estatística que analisa dados e cria uma série de médias ao longo de um período de tempo. Também é

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter