💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Disclosure

DISCLOSURE é requisito no processo civil. Uma parte em uma disputa deve fornecer cópias de quaisquer documentos que possuam que sejam úteis ou prejudiciais à outra parte. Um documento tem um significado definido de acordo com as Regras de Processo Civil e inclui qualquer coisa em sua posse ou sob sua autoridade legal para inspecionar, incluindo documentos excluídos ou de difícil acesso. A palavra “documento” também é usada para se referir a todo o contrato, incluindo os termos e condições.

Qual é o objetivo da DISCLOSURE?

O objetivo da DISCLOSURE é tornar todas as informações relevantes sobre uma empresa disponíveis ao público. Na era digital de hoje, isso significa que documentos, e-mails e telefonemas não estão mais restritos aos arquivos tradicionais em papel. 

Mesmo que não sejam, se a informação puder afetar a decisão de um investidor, ela deve ser divulgada. A DISCLOSURE total é o oposto do sigilo e é a melhor maneira de proteger os interesses de ambas as partes.

Qual é o papel da DISCLOSURE em finanças?

Em finanças, a divulgação envolve dar informações a outras pessoas. Uma declaração escrita ou verbal pode ser suficiente, mas são necessárias informações mais detalhadas no mercado financeiro. Uma organização pode ter muitos termos e condições que devem ser divulgados, mas também é importante fornecer informações básicas para os consumidores. 

Um documento de divulgação também pode informar os consumidores sobre como uma entidade opera e o que ela faz. Fornecer divulgação completa reduz a incerteza no mercado e ajuda a trazer estabilidade. Também possui limitações, que estão relacionadas ao jargão financeiro.

Onde a Cláusula de DISCLOSURE é importante?

Seja uma ação judicial, arbitragem ou mediação, a cláusula de divulgação é importante. Por exemplo, uma empresa deve divulgar a remuneração de seus executivos, pois isso afetará a quantidade de dinheiro que eles recebem. 

Se a compensação for excessiva, a cláusula de divulgação pode ser inválida. Se a indemnização for demasiado elevada, o arguido pode ser obrigado a pagar a indemnização total. Isso pode ser um movimento caro, mas evitará um resultado ruim.

Uma declaração de divulgação deve fornecer informações essenciais. Independentemente do tipo de investimento, uma declaração de divulgação é necessária para que os investidores tomem decisões informadas. Empresas e investidores são legalmente obrigados a divulgar informações que possam ser importantes para eles. 

Ao fornecer essas informações críticas, a declaração de divulgação pode ajudá-lo a tomar uma decisão informada quando se trata de fazer um investimento. Para os investidores, a divulgação é vital. É um documento legal que é frequentemente usado no contexto de litígios.

Quando é necessária a divulgação?

A menos que o tribunal ordene especificamente a divulgação, ela não ocorrerá a menos que seja ordenada pelo tribunal. Por exemplo, se um caso for uma reclamação, uma declaração de divulgação deve ser arquivada. O dever de divulgar documentos é obrigatório em Quebec, mas em algumas jurisdições isso é proibido. Isso porque o ato de divulgar informações é considerado uma violação de privacidade. É uma infração penal.

Termos relacionados

Falência

A falência é um processo legal que elimina suas dívidas e é um processo que permite que você recupere sua situação financeira. Apesar das armadilhas

Ler mais

ROIC

O ROIC é uma medida da lucratividade de uma empresa. Seu passivo circulante e caixa são então adicionados aos seus ativos fixos. O ROIC de

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter