💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Depósito Compulsório

O depósito compulsório é uma pergunta que paira na mente de muitas pessoas. A palavra em si carrega vários significados, e este artigo explica todos eles. Ao contrário dos impostos, que são pagos ao governo, o depósito compulsório é voluntário. Além disso, existem algumas regras especiais que se aplicam a esse tipo de imposto, como valor mínimo de depósito e período de carência.

O que saber sobre o depósito compulsório?

A primeira coisa a entender é que o depósito não será penhorado por nenhuma ordem ou decreto judicial, e o valor não será tributado.
Segundo, o governo não poderá apreender o dinheiro se você fizer um depósito compulsório.
Terceiro, você só pode ter uma conta obrigatória. Para começar a fazer depósitos, preencha o Formulário E, que está anexado ao Esquema.
Em seguida, envie sua inscrição no formulário prescrito e apresente seu livro de passes. Você terá que pagar uma certa quantia de dinheiro como seu depósito inicial.

Se você estiver no processo de solicitação de isenção de impostos, precisará fazer um depósito compulsório. Você pode optar por pagá-lo integralmente antes do final do ano ou em parcelas. Se você não conseguir pagar o valor total no prazo, terá que pagar uma multa. As penalidades impostas são substanciais, e você vai querer ter certeza de que está fazendo seus pagamentos no prazo.

Razões para eu fazer um depósito compulsório

Existem várias razões pelas quais você pode querer fazer um depósito compulsório. A principal razão para isso é que você não pode perder um pagamento. Por exemplo, você precisa fazer seu depósito compulsório antes do final do exercício.

É exigido por lei, e você será penalizado por não fazê-lo. A lei estipula que você deve fornecer uma cópia do certificado do funcionário responsável pelo pagamento do seu salário.

Como funcionam as regulamentações do governo?

As regulamentações do governo sobre o assunto são complicadas. Apesar de haver um depósito obrigatório, ainda não é universal. O objetivo do governo é garantir que seja justo para o consumidor. É por isso que o governo está propondo aumentar o valor do depósito. Também reduzirá o valor da multa. Será melhor pagar o valor mais alto e não se preocupar com isso.

Normalmente, o funcionário do imposto de renda emitirá um aviso do Formulário D para uma pessoa. Dependendo do valor da multa, você precisará pagá-la no prazo de trinta e cinco dias após o recebimento da notificação. Este é o prazo para o depósito compulsório.

É importante cumprir o prazo. Se você estiver fazendo uma grande quantia, certifique-se de depositar a quantia máxima possível. Dessa forma, você terá uma dedução fiscal no valor de sua renda que ganhou no ano anterior.

Termos relacionados

Corretagem

Uma conta de corretagem é uma conta de investimento na qual o titular da conta gerencia os próprios investimentos. Eles pesquisam os títulos e decidem

Ler mais

FGTS

Popularmente conhecido como FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado para garantir uma reserva financeira para o trabalhador que é demitido

Ler mais

Banco Comercial

Existem várias funções básicas desempenhadas pelos bancos comerciais, mas todas elas podem ser categorizadas sob o termo genérico de “instituição financeira”. Essas instituições oferecem serviços

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter