💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Demonstração financeira

Em última análise, as demonstrações financeiras devem ser precisas e lógicas para fornecer aos investidores uma imagem clara do desempenho da organização.

Eles também devem ser relevantes e confiáveis, pois as informações neles contidas são vitais para investidores e potenciais parceiros de negócios. É importante lembrar que uma demonstração financeira é tão boa quanto a administração da empresa lhe deu.

A seção final da demonstração financeira é a demonstração do fluxo de caixa. Este documento mostra as mudanças no fluxo de caixa durante o período do relatório. O fluxo de caixa das operações é registrado na seção de atividades operacionais da demonstração do fluxo de caixa.

Como funciona a demonstração financeira?

Uma demonstração financeira inclui um título que indica sua finalidade. Em seu cabeçalho deve constar o nome da entidade e a data abrangida. As informações incluídas no documento são principalmente monetárias e são expressas em unidades monetárias.

As informações combinadas desses documentos fornecem aos investidores uma visão clara do estado atual de uma empresa, incluindo possíveis dificuldades futuras. Também é importante notar que as demonstrações financeiras não são as mesmas em todos os países.

Uma função importante de uma demonstração financeira é informar os investidores sobre as finanças da empresa. As declarações podem ajudá-los a determinar se um negócio é lucrativo e permanecerá lucrativo, ou se enfrenta grandes problemas.

Objetivo da demonstração financeira

O objetivo de uma demonstração financeira é informar o público sobre os resultados de uma empresa. Seu objetivo é comunicar a condição financeira de uma empresa aos seus stakeholders.

Seu objetivo principal é mostrar ao proprietário o patrimônio da empresa e o valor dos ativos. Também pode ajudar a identificar o fluxo de caixa da empresa. Uma vez determinado, pode ser usado para avaliar o potencial futuro do negócio.

O objetivo de uma demonstração financeira é mostrar como uma empresa está indo. Este documento inclui os ativos, passivos e patrimônio de uma empresa detida pelos acionistas.

Termos relacionados

Acordo da Basileia

O Acordo de Basileia é um conjunto de regras para os bancos. O Acordo foi introduzido em 1988 e visava melhorar a adequação do capital.

Ler mais

JCP

As empresas costumam usar juros sobre capital próprio (JCP) para remunerar os acionistas. Assim como os dividendos e juros sobre capital próprio, essa forma de

Ler mais

Ponto de Pivot

Um ponto de pivot é o ponto em que um par de moedas retorna ao seu alto ou baixo inicial. Os comerciantes podem usar pontos

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter