💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Deflação

A deflação é a condição em que os preços caem e os consumidores esperam preços mais baratos antes de comprar os itens que desejam. Quando os preços caem, os consumidores estão menos dispostos a gastar.

Uma deflação pode afetar a economia em muitos níveis diferentes. Em uma economia altamente financeirizada, há muitas pessoas que perdem seus empregos ou estão desempregadas.

Deflação é também uma situação em que o valor real do dinheiro e da dívida diminui. Isso torna mais difícil para as pessoas com dívidas pagarem suas dívidas. Também pode levar a um aumento da dívida, que por sua vez leva a preços mais altos.

Durante uma deflação, as pessoas são mais propensas a gastar mais em suas dívidas.Assim, a deflação é um fenômeno inevitável que se reflete no crescimento econômico.

Por que a Deflação é ruim para os negócios?

A deflação é ruim para os negócios porque desacelera o crescimento econômico. Isso é especialmente verdadeiro quando os produtos são caros e as pessoas não podem comprá-los pelo preço total. Apesar de seu efeito negativo sobre a economia, uma economia forte pode ajudar a evitar as consequências da deflação.

A deflação pode afetar seu negócio se os preços caírem. Quando o preço dos bens ou serviços diminui, as empresas perdem lucro e reduzem sua produção. Eles não estão felizes com isso e tentam cortar custos sempre que puderem.

Normalmente, o maior custo de uma empresa é sua equipe. Eles podem cortar salários e reduzir o número de funcionários se os preços forem baixos o suficiente. No entanto, se os preços caírem muito, isso pode levar à perda de empregos.

Deflação, inflação e desinflação: qual a diferença?

Deflação

A deflação pode fazer com que a economia desacelere. A deflação também pressiona os fabricantes a reduzir os preços e desenvolver novos produtos. Isso resulta em salários mais baixos e menos gastos com investimentos. A Apple, por exemplo, é um exemplo de empresa com clientes fiéis. Uma enorme quantidade de deflação transformou a recessão de 1929 em uma Grande Depressão.

Inflação

A inflação faz com que os preços caiam e a renda caia. Quando os preços caem, as pessoas adiam as compras e esperam por um acordo melhor. A inflação dificulta a recuperação das empresas e, em alguns casos, pode levar a uma crise econômica. Além disso, pode dificultar o investimento e o consumo em diversos mercados. Portanto, é vital entender as causas e os sintomas da deflação e como combatê-los.

Desinflação

A desinflação é o processo onde a inflação sobrevém em ritmo mais lento do que foi previsto. Nesta circunstância, os preços dos bens e serviços ainda sobem, porém, de uma maneira gradual.

Termos relacionados

Giro de Estoque

Para determinar com que frequência seu estoque será girado, divida suas vendas pelo número de itens em estoque. Você também pode realizar um cálculo de

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter