💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Déficit Público

O governo federal está tomando dinheiro emprestado do mercado de capitais para pagar dívidas e financiar seus programas governamentais. No entanto, esse método nem sempre é eficiente, pois pode arrecadar mais dinheiro do que o disponível.

Além disso, é essencial saber gerir o défice e reduzi-lo. Uma boa maneira de fazer isso é garantir que você tenha um orçamento para o ano inteiro. Caso contrário, o governo federal terá um grande déficit e pode não ser do seu interesse reduzi-lo.

Como o déficit público ocorre?

O déficit acontece quando as entradas de dinheiro são menores que as saídas. Ou seja, os gastos superam os ganhos. Em outras palavras, o déficit total é a diferença entre as receitas e as despesas do governo. A dívida do governo dos EUA é a soma dos déficits acumulados no orçamento e superávits fora do orçamento.

O orçamento do governo federal está endividado se tiver um grande déficit. A dívida pública também é conhecida como passivo público total. Um déficit, como resultado, é um sinal de falta de fundos. Para evitar a inadimplência de sua dívida, ele deve ser capaz de acompanhar seus gastos. Felizmente, esse problema é relativamente fácil de gerenciar.

O déficit é a diferença entre o total de gastos e receitas do governo. Em 30 de setembro de 2019, as receitas do orçamento federal eram de US $3,5 trilhões, enquanto as despesas eram de US $4,4 trilhões. Isso equivale a um déficit de US $984 bilhões, ou 4,6% do PIB.

Quais são os tipos de déficit público?

Existem três principais tipos de déficit público, abaixo vocês iram conhecer um pouco sobre cada um deles:

Déficit primário

O déficit primário é a diferença entre as despesas e a arrecadação tributária de um governo. Ele inclui gastos e receitas públicas, eles não contam com o pagamento de juros da dívida pública ou com a correção monetária.

Déficit operacional

É a necessidade de financiamento do setor público, eles excluem os efeitos da correção monetária e cambial nas despesas e nas receitas.

Déficit nominal

O déficit nominal inclui todas as despesas do Governo, envolvendo os juros e a correção monetária. Portanto, indica o verdadeiro resultado das finanças públicas, ilustrando, efetivamente, a diferença existente

Termos relacionados

Ação Cheia

Uma ação cheia é um ataque em que o atacante consome todos os seus esforços durante toda a rodada. Uma ação cheia não pode ser

Ler mais

Média Móvel

Uma média móvel é uma técnica estatística que analisa dados e cria uma série de médias ao longo de um período de tempo. Também é

Ler mais

Criptomoedas

O mercado de criptomoedas é dominado por uma narrativa sedutora há anos. Uma versão extrema comparada com a internet em 1996, e como a grande

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter