💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Déficit Comercial

O termo déficit comercial é usado para descrever o superávit de bens de um país em relação à sua balança comercial atual. Os Estados Unidos incorrem em déficit comercial quando gastam mais dinheiro do que geram.

Esses gastos adicionais devem ser financiados por empréstimos de credores estrangeiros ou investimentos em negócios ou ativos dos EUA. Há muitas razões pelas quais os Estados Unidos experimentam uma lacuna comercial.

O déficit comercial é a quantidade total de importações de um país em excesso de suas exportações. Isso indica que o país está comprando mais bens do que vende. Um grande déficit comercial prejudica a criação de empregos e o crescimento econômico no longo prazo.

Uma das maiores razões pelas quais uma nação está enfrentando um déficit comercial é por causa de produtos estrangeiros mais baratos. Isso significa que um país pode ter mais exportações do que as suas próprias. Isso significa que pode importar mercadorias mais baratas do exterior.

O fato de um país estar produzindo um produto mais barato pode influenciar seu déficit comercial. Os efeitos de um desequilíbrio comercial variam de acordo com a natureza do produto. Em um país como os EUA, um déficit comercial não afeta necessariamente o valor do dólar.

Outra razão para um déficit comercial elevado é a falta de fundos de investimento nos Estados Unidos. Embora isso possa ser uma razão óbvia para um aumento nas exportações, muitos economistas expressaram preocupação com as implicações de um grande desequilíbrio na economia.

Os EUA têm um grande superávit na conta financeira e espera-se que chegue a US$ 1 trilhão até 2020. Ao reduzir a quantidade de capital estrangeiro que entra na economia dos EUA, o país pode evitar um grande déficit comercial.

Benefícios do déficit comercial

Apesar das consequências negativas de um déficit comercial, ele pode realmente ser benéfico. Um país que tem um grande déficit comercial pode beneficiar seus cidadãos recebendo importações de baixo custo. Por exemplo, um cidadão chinês pode comprar um apartamento de luxo na Trump Tower.

Além disso, uma moeda mais fraca incentiva os gastos locais, o que pode pressionar a moeda de um país para baixo. Se houver muitas razões para um país ter um déficit comercial alto, pode haver uma maneira de reverter a situação.

Um outro benefício que o déficit comercial têm é que mesmo elevado, ele pode ajudar a economia. Se o déficit comercial for baixo, significa que o país está importando mais do que exportando. Quando o déficit comercial é grande, aumenta o valor dos ativos no PIB dos EUA.

Redução do déficit comercial

O déficit comercial é o oposto do superávit da conta financeira. Existem várias maneiras de reduzir o déficit comercial nos Estados Unidos. Isso pode ser feito reduzindo a quantidade de importações e aumentando a quantidade de exportações.

O déficit também cria um ambiente para investimentos estrangeiros. O crescimento dos EUA na economia global é muito forte. Dependendo do contexto econômico geral, é possível que um país tenha um grande déficit comercial de maneira saudável.

Termos relacionados

Insider

Insiders são membros de pequenos grupos com acesso restrito e número de membros limitado. Isso significa que eles têm acesso a informações e conhecimentos que

Ler mais

Juros Real

O termo interesse real refere-se à taxa de juros após a inflação ser levada em conta. A equação de Fisher afirma que a taxa de

Ler mais

Imposto de Renda

O conceito de imposto de renda é bastante simples. É um imposto do governo sobre os lucros tributáveis ​​de um indivíduo ou empresa. O imposto

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter