💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Default

O default refere-se ao descumprimento pelo tomador de uma cláusula de um contrato de empréstimo.

Em geral, o default refere-se à falta de pagamento integral da dívida do devedor. Isso pode ser porque ele não quer, ou porque ele simplesmente não pode arcar com seus custos.

O termo inglês default é usado para denotar uma moratória. É quando um país suspende o pagamento de sua dívida externa. Estes são geralmente assumidos como títulos do Tesouro.

Devido à sua estreita associação com a inadimplência é comumente traduzida para o português pelo nome “calote”. Às vezes, é chamado de default “soberano” no caso de default em outros países.

A definição de default não inclui o não pagamento ou qualquer modificação nos termos de um contrato que tenha sido feito unilateralmente, ou seja, não negociado pelo credor quanto aos termos ou juros do contrato.

Default soberano

Default também se refere a quaisquer alterações nos termos do empréstimo feitas sem a permissão do credor. Isso inclui quaisquer alterações nos termos e garantias ou juros.

O caso de default do Lehman Brothers é o maior da história. Devido à falência da crise de 2008, Lehman Brothers deixou de pagar 600 bilhões de dólares a seus investidores e credores.

O país com maior registro de default foi a Grécia. Em março de 2012, deixou de pagar US$ 138 bilhões em dívidas.

Um país muitas vezes precisará pedir dinheiro emprestado a bancos ou outros investidores para aumentar seu orçamento. Essa dívida é normalmente assumida na forma de letras do Tesouro.

Um default soberano também é conhecido como “moratória” e ocorre quando um país suspende os pagamentos de seus títulos.

No entanto, se uma das condições da dívida pública for alterada unilateralmente, também é considerado default.

Portanto, é crucial que os investidores aprendam a lidar com os riscos de default nos investimentos.

 

Termos relacionados

Rating

O rating é o número dado a um credor por uma instituição. Ele é usado por credores e investidores para determinar o risco de uma

Ler mais

Trava de Baixa

A estratégia de trava de baixa envolve a venda de opções de compra que têm um preço de exercício mais baixo do que o estoque

Ler mais

BNDES

O BNDES é uma agência federal que fornece recursos para pequenas e médias empresas. Diferencia-se de outros bancos por oferecer uma gama mais ampla de

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter