O Dead Cat Bounce é uma pequena recuperação que ocorre quando o preço de uma ação está em tendência de queda.
O nome deriva do fato de que mesmo um gato morto salta ao cair de uma altura. À medida que o mercado continua em declínio, esse fenômeno pode ser um bom momento para vender.
Este artigo explicará a teoria por trás do salto do gato morto e como fazê-lo funcionar para você. Além disso, veremos como prever sua ocorrência.
Quando ocorre um dead cat bounce?
Um salto de gato morto ocorre quando o preço de uma ação cai mais de 5% em relação ao preço de abertura.
Embora seja difícil determinar quais ações estão prontas para um salto de gato morto, é possível identificar uma queda de preço se o ativo subjacente for volátil. Muitas vezes, um salto de gato morto ocorre somente depois que os preços retomam sua trajetória de queda.
Embora você possa pegar o downtick assim que ele ocorrer, você precisa ser paciente e observar uma reversão de tendência.
Sinal de alta
Um salto de gato morto é um sinal de alta de que o preço de uma ação recuou para um nível baixo. Não é incomum que um gato morto ressuscite, mas é importante ficar atento aos sinais de que a tendência se inverteu.
Por exemplo, o Nasdaq Composite, ou S&P 500, perdeu 78% de seu valor de 11 de março de 2000 a 9 de outubro de 2002. Como resultado disso, um salto de gato morto pode sinalizar o início de uma tendência de alta.

Um salto de gato morto pode ocorrer quando um ativo em declínio tem um aumento repentino de preço. O mercado pode saltar de uma alta para uma baixa.
O preço se recuperará depois de atingir um nível de resistência. Se saltar de um mínimo para um máximo, na próxima vez que uma ação cair, a ação continuará a subir. É melhor ajustar sua ordem de stop loss de acordo.
O mesmo princípio se aplica ao salto do gato morto.