💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Custo Fixo

Um custo fixo é uma constante que pode ser facilmente determinada, pois é um valor estável.

Para indústrias, o custo fixo pode ser calculado em termos do número de unidades produzidas de seus produtos.

Dependendo do tipo de produto, esse número pode variar de zero a vários milhões de reais; portanto, é importante entender como os custos fixos afetam a lucratividade.
Determinação de custos
Para determinar o custo das mercadorias de uma empresa, é necessário determinar o limite de um período contábil.

Esses custos fixos são então somados para chegar ao custo fixo total. Alguns desses custos, por exemplo, não têm relação com o nível de produção em determinado ano.

Esses custos, no entanto, devem ser incluídos no cálculo do custo fixo de uma empresa. Um custo fixo deve ser mantido o mais baixo possível, para que uma empresa possa maximizar seus lucros.

Um benefício de um custo fixo é que ele pode ser usado para projetar o custo fixo de uma empresa no futuro.

As empresas podem usar essas informações para fazer projeções financeiras e determinar quanto custará produzir determinados produtos ou serviços. Embora o cálculo dos custos fixos futuros possa ser difícil, é possível prevê-los com alguma precisão.

O custo fixo de um ativo é muitas vezes maior do que sua contraparte variável. O uso do custo dos ativos pode ajudar as empresas a prever seus custos com precisão.

Compensação de custos

Além do custo fixo, uma empresa pode ter outras despesas que não mudam. Por exemplo, uma impressora comercial pode ter um custo fixo médio de R$ 1,49 por impressão.

Esse valor é chamado de custo fixo médio. Se a taxa de produção for alta, isso pode reduzir os lucros da empresa.

Em outras palavras, pode reduzir seu custo fixo se a empresa aumentar a produção sem alterar seus custos variáveis.

Um negócio de baixo custo fixo pode aumentar seu lucro diminuindo o custo fixo de um produto.

O retorno sobre o capital é um custo de oportunidade. Deve ser suficiente para manter o capital em uso atual. Um custo irrecuperável é uma despesa que não pode ser revendida. É uma despesa da qual uma empresa não pode se recuperar.

Termos relacionados

Dividendos

Os dividendos são pagos aos proprietários de ações quando uma empresa obtém lucro. O conselho de administração de uma empresa pode decidir dar a cada

Ler mais

Intraday

O termo intraday (intradiário) é utilizado pelo mercado financeiro para se referir ao período diário de negociação nas bolsas de valores. Transações intradiárias são transações

Ler mais

Carteiras de Ações

As carteiras de ações podem ser categorizadas pelo tipo de risco que contêm e pela quantidade de dinheiro que devem retornar. As ações de crescimento

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter