💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Criptomoedas

O mercado de criptomoedas é dominado por uma narrativa sedutora há anos. Uma versão extrema comparada com a internet em 1996, e como a grande maioria das pessoas a ignorou. No entanto, nos últimos anos, a criptomoeda aumentou em poder e relevância e agora está prestes a explodir em repercussões em todo o mundo.

O futuro da criptomoeda é brilhante. Se a história for verdadeira, talvez seja hora de embarcar.

Uso das Criptomoedas

Originalmente, a criptomoeda estava associada a lavadores de dinheiro e criminosos, pois era usada pela notória Rota da Seda. No entanto, o FBI fechou o site em 2013, e a criptomoeda rapidamente ganhou mais aceitação aos olhos do público.

Atualmente, a criptomoeda é usada para uma variedade de transações, desde investir em startups até negociar contratos de importação e exportação e pagar contas de serviços públicos.

O recente desenvolvimento de um sistema de pagamento popular para criptomoedas, como o último anúncio do Paypal do suporte a vários tipos de criptomoedas até 2020, é apenas um dos muitos desenvolvimentos que indicam a popularidade da criptomoeda.

Embora a criptomoeda tenha seguidores cult, não é tão popular quanto as moedas tradicionais. Embora tenha atraído muitos investidores, o alto perfil da moeda ainda é um pouco instável.

É difícil começar, especialmente se você não tiver certeza de como usá-lo. Mas o futuro é brilhante e muitas pessoas estão entrando na onda. É importante lembrar que as criptomoedas não têm moeda legal e nenhuma parte é obrigada a aceitá-las como pagamento.

Vantagens das Criptomoedas

Como uma criptomoeda, não é uma mercadoria que pode ser vendida ou trocada como moeda tradicional. É totalmente digital, portanto, pode ser usado em qualquer lugar, desde transações on-line até o pagamento de bens e serviços.

A principal vantagem da criptomoeda é o seu anonimato. Nos sistemas financeiros tradicionais, você deve entregar seus fundos a terceiros, o que pode ser arriscado. Em contraste, os usuários de criptomoedas têm propriedade total de suas chaves de criptografia, que eles controlam.

Como não são controlados por uma autoridade central, os usuários podem garantir que seus fundos estejam seguros.

Além disso, você pode usá-los em qualquer lugar do mundo. Isso significa que você pode usá-los para o que quiser.

Se você tiver uma conexão com a Internet, poderá usá-la para praticamente qualquer finalidade que desejar.

Riscos associados às Criptomoedas

Embora a criptomoeda possa parecer segura e não regulamentada, existem vários riscos associados ao seu uso. A falta de regulamentação governamental e a percepção pública da moeda a tornaram um assunto controverso.

Tornou-se uma ferramenta preferida de criminosos para atividades ilícitas e lavagem de dinheiro. Um caso recente de popularidade de uma criptomoeda foi revelado como um esquema Ponzi envolvendo milhares de pessoas.

Pior ainda, um pirata chamado Dread Pirate Roberts administrava um mercado da dark web para vender drogas por meio dele. Embora isso ainda seja relativamente raro, a volatilidade do mercado é uma grande preocupação para os investidores.

Termos relacionados

TR

Apesar de ter sido instituída há mais de 30 anos, a Taxa Referencial (TR) ainda pode ter um impacto importante no cotidiano dos brasileiros. Ela

Ler mais

Pull Back

O termo “pull back” refere-se a um movimento no preço que é caracterizado por uma retração do preço. Os comerciantes podem comprar em um recuo

Ler mais

Índice de Sharpe

O índice de Sharpe é uma métrica popular, usada para medir o desempenho de investimentos e portfólios. Ele compara investimentos a um ativo livre de

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter