💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

COPOM

O Comitê de Política Monetária ou Copom, como é comumente chamado, é um órgão do Banco Central e reúne-se a cada 45 dias para determinar a taxa básica de juros da economia.

Inclui também a Presidência e a Diretoria do Bacen (Banco Central).

O Banco Central criou o Copom em junho de 1996, com base em nossa política monetária.

O que é política monetária?

Essas políticas foram criadas pelo Bacen para estimular o crescimento econômico, a estabilidade de preços e preservar o poder de compra.

A política monetária visa reduzir o custo do dinheiro.

Gerenciar a inflação é a melhor maneira de o poder de compra da moeda manter a estabilidade de preços. Esse comitê determina a meta de inflação do governo.

O Copom está intimamente ligado à política monetária brasileira.

Qual é o papel do Copom?

As operações de Mercado Aberto do Bacen permitem a compra e venda de títulos. O Bacen vende títulos em mercados abertos para bancos comerciais.

Essas operações fazem parte da política monetária nacional, pois têm impacto direto na capacidade dos bancos de reduzir ou aumentar sua oferta monetária.

O Copom permite operações de mercado aberto para administrar a taxa de juros.

As reuniões do Copom têm duração de dois dias. Os participantes discutem a economia global e local. Por fim, determinam o valor da taxa Selic.

Após o término da reunião, o edital é enviado ao mercado pela internet. Seis dias depois, o Comitê de Política Monetária publica a chamada Ata do Copom.

Ele detalha a decisão e destaca as tendências do mercado.

A economia é diretamente afetada pela Taxa Selic.

Impactos do COPOM na economia

Cada mudança que o Copom faz na taxa Selic afeta todas as demais taxas de juros do país.

Isso inclui diversos investimentos, principalmente de renda fixa como Tesouro Selic, caderneta de poupança, CDBs, LCIs e LCAs.

O retorno dos investimentos está atrelado à taxa Selic. Quando a Selic sobe, tanto os juros quanto a renda combinada aumentam.

Os investimentos variáveis podem ter um efeito indireto nas mudanças nas taxas básicas de juros.

Termos relacionados

Alavancagem

A alavancagem é um dos conceitos mais importantes na negociação e pode aumentar drasticamente seu potencial de ganhos. Os riscos envolvidos em usar muita alavancagem

Ler mais

CBLC

Todas as transações no ambiente da Bolsa são gerenciadas pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). Foi criada em 1997 através da divisão do

Ler mais

Concordata

Quando uma empresa se torna insolvente, um concordata pode ajudar a empresa a evitar ações legais. A concordata centraliza todas as dívidas em um único

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter