Quando uma empresa se torna insolvente, um concordata pode ajudar a empresa a evitar ações legais.
A concordata centraliza todas as dívidas em um único pagamento mensal, e os diretores da empresa são mantidos no controle do negócio durante o processo.
Diferentemente da liquidação, ela não exige edital. Também pode suspender uma petição de liquidação — se a empresa apresentou uma petição de liquidação no prazo de sete dias após o recebimento da notificação, pode ser tarde demais para solicitar a concordata.
Definição de concordata
Uma concordata é um método formal de reestruturação de um negócio, liberando os diretores da empresa das responsabilidades.
O processo tem muitos benefícios e é uma opção para empresas com histórico de endividamento.
Esse tipo de resolução pode parar a pressão do credor e ajudar o negócio a se recuperar.
Também pode proteger a casa dos proprietários e suas funções dentro do negócio.
O processo deve ser devidamente concluído e registrado pelas entidades responsáveis.

Quais empresas devem usar concordatas?
Um concordata é mais adequado para uma empresa que tem um histórico de dívidas. Esse tipo de acordo permite que os diretores negociem problemas financeiros e impeçam os credores de buscar cobranças.
É uma alternativa à falência, que pode salvar seu negócio e acabar com a pressão dos credores.
Apesar de tudo, é importante lembrar que a concordata não pode garantir a sobrevivência do seu negócio. Você deve ter uma ideia clara de seus objetivos antes de iniciar o processo.