💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Concordata

Quando uma empresa se torna insolvente, um concordata pode ajudar a empresa a evitar ações legais.

A concordata centraliza todas as dívidas em um único pagamento mensal, e os diretores da empresa são mantidos no controle do negócio durante o processo.

Diferentemente da liquidação, ela não exige edital. Também pode suspender uma petição de liquidação — se a empresa apresentou uma petição de liquidação no prazo de sete dias após o recebimento da notificação, pode ser tarde demais para solicitar a concordata.

Definição de concordata

Uma concordata é um método formal de reestruturação de um negócio, liberando os diretores da empresa das responsabilidades.

O processo tem muitos benefícios e é uma opção para empresas com histórico de endividamento.

Esse tipo de resolução pode parar a pressão do credor e ajudar o negócio a se recuperar.

Também pode proteger a casa dos proprietários e suas funções dentro do negócio.

O processo deve ser devidamente concluído e registrado pelas entidades responsáveis.

Quais empresas devem usar concordatas?

Um concordata é mais adequado para uma empresa que tem um histórico de dívidas. Esse tipo de acordo permite que os diretores negociem problemas financeiros e impeçam os credores de buscar cobranças.

É uma alternativa à falência, que pode salvar seu negócio e acabar com a pressão dos credores.

Apesar de tudo, é importante lembrar que a concordata não pode garantir a sobrevivência do seu negócio. Você deve ter uma ideia clara de seus objetivos antes de iniciar o processo.

Termos relacionados

Indexação

A indexação é um processo que permite aos investidores armazenar as informações de muitas ações diferentes em um único portfólio. Isso permite que o investidor

Ler mais

Liquidez seca

Liquidez seca é a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações financeiras de curto prazo. Agora vamos ver a fórmula. LS = Ativo Circulante –

Ler mais

Endosso

Endosso significa assinar um documento, seja na frente ou no verso, para fins de negociação ou transferência de direitos para outra parte. As partes que

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter