💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Come-cotas

O imposto de renda pode ser diferente dependendo do tipo de investimento que você escolher. Há também outros tipos de ferramentas com regras específicas sobre a arrecadação da Receita Federal.

Neste artigo, você poderá entender a tributação come-cotas.

O que significa “come-cotas”?

Este sistema tributário se aplica a certos tipos de fundos abertos. Na prática, os investidores têm menos cotas após o recolhimento de impostos.

Este é um tipo de “antecipação” fiscal.

O investidor terá que pagar imposto de renda a cada seis meses. O Investidor estará sujeito à Tabela Regressiva do Imposto de Renda até o resgate.

A tributação de cotas é aplicável aos tipos de fundos de investimento explicados a seguir.

Renda fixa

Para ser considerado um fundo de títulos, um fundo deve investir pelo menos 80% em ativos de renda fixa. Isso inclui títulos do Tesouro Direto ou CDBs ou Certificados de Depósito Bancário ou cartas de crédito – LCIs ou LCAs.

Multimercados

É um fundo que não exige um patrimônio mínimo para investir em determinados mercados. Um fundo que permite aos gestores incluir qualquer tipo ou ativo em sua carteira, incluindo ações de juros e títulos do governo.

Câmbio

Um fundo de moeda é aquele que investe pelo menos 80% de seus ativos em moedas.

Os fundos de ações pagam uma taxa diferenciada: 15% de imposto de renda no resgate, independentemente do prazo da aplicação.

Os investimentos fechados que podem não ter cotistas, mas têm prazo de resgate fixo, não necessariamente têm cotistas.

Nos meses de maio e novembro, será apurada a taxa de come-cotas. É cobrado no último dia útil.

Como é calculado o preço da ação?

Os cálculos podem variar dependendo do tipo de fundo que você possui.

Não importa há quantos anos um investidor esteja com um fundo, os preços das ações para cada tipo de fundo são os mesmos

A taxa do fundo de curto prazo é de 20%. A alíquota para come-quotas em fundos de longo prazo é de 15%

Existem outras opções além da tributação por cotas. A tabela de renda regressiva é outra opção. Começa em 15% e pode subir até 22,5%, dependendo do prazo do investimento.

As come-cotas serão aplicadas a investidores estrangeiros, de renda fixa e fundos multimercados. Não é necessário resgatar. Os impostos já pagos no programa come-cotas serão descontados.

Exemplo de come-cotas

Vamos supor que um investidor colocou seu dinheiro em um fundo de longo prazo a uma taxa fixa de 15%. Em novembro, os 15% restantes serão adicionados à conta. Ele então exige um resgate.

A taxa para resgate com duração de 370 dias é de 17,5% conforme tabela regressiva de IR. Como o investidor já pagou 15%, o imposto de 2,5% incidirá sobre os rendimentos auferidos entre novembro e o momento da aplicação.

Os rendimentos estarão sujeitos à alíquota de 17,5% em novembro, última cobrança feita pelo Come-Cotas.

Não importa o que o investidor espera ou o que recebe no resgate, o imposto total que o investidor deve pagar no final do dia será igual a 17,5%.

Termos relacionados

Emolumentos

A Constituição tem uma cláusula conhecida como Cláusula de Emolumentos que tenta limitar a influência de países estrangeiros sobre funcionários federais. A frase emolumentum é

Ler mais

NYSE

A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) é uma bolsa de valores dos Estados Unidos. É a maior bolsa do mundo, com uma capitalização

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter