💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Clearing

O processo de liquidação de transações financeiras é chamado de Clearing. Esse processo é realizado entre duas ou mais instituições financeiras, em que a promessa de pagamento é convertida em movimento real de dinheiro.

Começou com a criação da primeira câmara de Clearing, para facilitar a transferência de fundos entre os bancos. Hoje, existem mais de 2.000 dessas casas em todo o mundo. E embora o processo seja relativamente simples, pode ser muito complexo.

As contas de Clearing de passivos são usadas para reter dinheiro devido a terceiros. O dinheiro nessas contas está pronto para ser transferido para o vendedor. Por exemplo, uma empresa A deve à empresa B um depósito de $10.000 para trabalhos de reforma em sua loja.

Os $10.000 vão para a conta de Clearing enquanto a Empresa B trabalha no projeto. Uma vez que o trabalho esteja concluído, o dinheiro é movido da conta de Clearing para a conta do comprador.

Em que a Clearing garante?

A Clearing é um processo pelo qual uma transação é liquidada. É um método que garante a quantia certa de dinheiro para o vendedor correto. Envolve a transferência de fundos diretamente de uma instituição financeira para outra.

Além de tudo, isso garante que o comprador receba a quantia certa de dinheiro e ajuda a garantir a entrega dos títulos. Este processo é essencial em muitos mercados. É a forma mais comum de liquidar transações financeiras.

A Clearing é um processo que garante que o investidor receba o valor integral de seu investimento. O processo é conhecido como lavagem ou limpeza. A transação é feita por meio da câmara de Clearing, que garante que o investidor receba o valor correto.

Este processo é crítico para os traders de ações e é essencial para facilitar a transferência suave de fundos. Assim que a transação for concluída, o dinheiro é transferido para a conta do titular.

Para que a conta de Clearing é utilizada?

As contas de Clearing são utilizadas por empresas com alto volume de recursos, como folha de pagamento e faturas. Esse fluxo de dinheiro pode ser difícil de rastrear, porque os clientes às vezes não anexam suas faturas. A câmara de Clearing garante que as ações sejam devidamente pagas e o comprador recebe o valor total do pagamento.

É importante entender como funciona a Clearing, pois a transação envolve uma série de etapas. No caso de ações, o investidor deve selecionar uma câmara de Clearing e assinar um contrato com a outra parte.

Como ocorre a Clearing?

Em geral, a Clearing é um processo pelo qual uma negociação ocorre entre dois ou mais bancos. A câmara de Clearing combina compradores e vendedores e liquida as diferenças entre as contas. É também o processo de troca de cheques entre bancos.

Da mesma forma, pode ser definido como a liquidação de uma negociação entre dois bancos. É a troca de cheques e saques entre os dois bancos. Além de compensar o saldo entre dois bancos, também pode ser descrito como a liquidação de uma diferença entre as duas partes.

 

Termos relacionados

Sistema Financeiro Nacional

O Sistema Financeiro Nacional é governado pelo Federal Reserve. Seu trabalho é manter os mercados financeiros estáveis ​​e proteger os direitos dos consumidores. Além disso,

Ler mais

FGTS

Popularmente conhecido como FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado para garantir uma reserva financeira para o trabalhador que é demitido

Ler mais

Controle Acionário

O controle acionário é importante porque evita que a administração e o conselho tomem decisões sem a aprovação dos acionistas. Isso permite que as empresas

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter