💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

CDB

cdb

CDB, CDI ou ações em bolsa de valores: qual investimento escolher?  Se você tem preocupação com o seu dinheiro,  já deve ter se feito essa pergunta. Na hora de aplicar as suas economias para aumentar o seu patrimônio, é muito importante fazer uma escolha inteligente. E isso só é possível ao conhecer as diferenças entre as diversas opções financeiras que o mercado oferece.

Continue a leitura para entender como seu dinheiro pode render em um investimento do tipo CDB.

Como funciona o CDB?

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, isso quer dizer que é um investimento de renda fixa vinculado a bancos. São emitidos por essas instituições.

Na prática, ao escolher este tipo de investimento para aplicar o seu dinheiro, você vai emprestar as suas economias para o banco. O empréstimo será utilizado em diversos projetos que tem como principal objetivo o desenvolvimento da empresa e seu crescimento econômico, e também o pagamento de dívidas.

Se você quer começar a investir com mais segurança, este tipo de investimento pode ser mais interessante. Isso porque costumam oferecer taxas de rentabilidades mais altas. E no momento da compra do investimento você já sabe o quanto irá receber no final do prazo da aplicação.

Existem investimentos desta categoria que têm prazo mais longo de vencimento e por isso rendem mais. Porém, na hora de escolher entre longo prazo ou médio prazo, analise o cenário econômico com atenção. Em momentos de incerteza econômica, uma opção de médio ou curto prazo pode ser mais indicada.

Tipos de CDB

Os investimentos dessa categoria são classificados em dois grupos principais: prefixados e pós-fixados. Para que você faça a escolha correta para o seu planejamento financeiro, vale a pena conhecer as diferenças entre os dois. Desta forma, você fará uma escolha segura para que seu dinheiro renda de acordo com o planejado.

CDB pós-fixado

O tipo mais comum de CDB disponível no mercado é o pós-fixado. Neste caso você só sabe depois quanto o seu dinheiro vai render, ou seja, na hora de receber.

A taxa de rendimento do pós-fixado depende de um indexador da economia que é indicado no investimento escolhido por você. Por exemplo, este índice de referência pode ser o CDI. O CDI é um título gerado pelas instituições financeiras que fazem empréstimos de curto prazo entre si, seguindo a norma do Banco Central (BC) de que sempre devem ter saldo positivo.

Por exemplo, você pode investir seu dinheiro em um CDB que pague 120% do CDI ao ano. Ou seja, ao final de 12 meses a rentabilidade do seu dinheiro será definida pelo valor de referência que é o CDI.

Caso essa for a modalidade escolhida, tenha em mente que os indexadores oscilam ao longo dos meses. Por isso que você só terá uma previsão real de quanto vai receber quando a data de resgate estiver próxima. Se o indexador tiver uma valorização, seu dinheiro vai render mais. Já se o indexador desvalorizar, seu dinheiro vai render menos.

CDB prefixado

Se você prefere saber quanto o seu dinheiro vai render exatamente na hora da compra do investimento, é possível que um CDB do tipo prefixado seja mais indicado.

Ao aplicar o seu dinheiro, você terá conhecimento de quanto será a remuneração fixa que irá receber ao final do período. É um índice pré-definido e que desta maneira não é influenciado pelas mudanças do mercado financeiro.

É uma opção segura, mas ao mesmo tempo, ao escolher um prefixado você pode perder a chance de escolher um investimento do tipo pós-fixado que traz resultados melhores. 

O que é CDB com liquidez diária?

Um CDB com liquidez diária é um tipo de renda fixa que permite o resgate do seu dinheiro diariamente, sem que a rentabilidade seja prejudicada. Isso quer dizer que você pode resgatar o seu dinheiro do investimento e manter o rendimento válido.

Nos CDBs sem liquidez diária, se você resgatar o dinheiro investido antes do prazo determinado irá perder o rendimento. Essa outra modalidade pode ser vantajosa para quem ainda tem pouco dinheiro disponível para investimentos e ainda está criando a sua reserva de emergência.

CDB na declaração do imposto de renda

Investimentos deste tipo precisam aparecer na sua declaração do imposto de renda. O valor deve ser declarado na ficha de “Bens e Direitos” da sua declaração. Na hora de cadastrar o rendimento selecione a opção de código 45 e identifique o tipo de aplicação e sua localização. É importante que os valores sejam discriminados de acordo com o saldo no ano anterior e saldo do ano da declaração.

Desta maneira, você manterá a situação dos seus investimentos regularizada com a Receita Federal.

Qual o melhor CDB para investir?

Não existe uma resposta única para esta pergunta. Ou seja, o que é melhor para você, não necessariamente é melhor para outra pessoa.  Na hora de escolher o melhor CDB para você e o seu dinheiro é importante considerar a sua realidade financeira e também os seus objetivos.

Ou seja, pode ser que para alguns o CDB prefixado seja melhor, enquanto que para outros o pós-fixado seja mais interessante.

Termos relacionados

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma modalidade de investimento de renda fixa acessível, segura e flexível. Afinal, ele é capaz de atender a todos os tipos

Ler mais

VWAP

VWAP significa Preço Médio Ponderado por Volume e é uma ferramenta útil para negociação. Ele calcula o preço médio de um título em um período

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter