💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

CBLC

Todas as transações no ambiente da Bolsa são gerenciadas pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).

Foi criada em 1997 através da divisão do patrimônio da Bolsa de Valores de São Paulo.

Esse processo foi concebido para modernizar os mercados financeiros do Brasil.

O que faz a CBLC?

A Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia administra os processos de custódia de títulos no mercado de capitais brasileiro. Esta é a estrutura principal da BM&F Bovespa.

A CBLC mantém esses papéis e permite que os clientes comprem ações na Bolsa de Valores mesmo que a corretora vá à falência.

Investidores em Bolsa de Valores e Tesouro Direto podem contar com a CBLC para prestar importantes serviços. Esta entidade é responsável por proteger os fundos dos clientes.

A Companhia detém atualmente mais de 6 trilhões de títulos e ações, bem como outras ações da empresa, sob sua custódia. Também liquida cerca de 95% dos negócios na Bolsa de Valores do Brasil.

Responsabilidades da CBLC

As ações da CBLC podem não ser muito conhecidas pelos investidores, mas cumprem funções importantes para garantir que a Bolsa de Valores seja eficiente, transparente e segura.

A Companhia oferece uma variedade de serviços, incluindo de compensação e liquidação.

Essas operações também são possíveis por meio do Serviço de Liquidação Líquida Garantida da Companhia e do Serviço de Liquidação Bruta Facilitada.

Os investidores têm a opção de emprestar suas ações através de bancos como garantia. A CBLC protege ambas as partes se você vender a descoberto títulos emprestados de terceiros.

Os investidores terão de pagar uma taxa à Empresa e ao proprietário dos títulos emprestados para aceder a este serviço.

Os investidores podem emprestar suas ações da instituição, desde que sejam pessoas jurídicas e pessoas físicas que cumpram uma série de requisitos.
Taxas da CBLC

Depois de saber mais sobre as funções, você deve ter se perguntado se a CBLC cobra taxas. A CBLC cobra uma taxa de custódia.

Essa taxa é aplicável a muitos investimentos, como ações ou títulos do Tesouro Direto. Cobre os custos operacionais da CBLC na prestação de seus serviços aos investidores.

O Tesouro Direto, por exemplo, exige que todos os títulos sejam registrados. O Tesouro Selic, no entanto, permite investimentos de até R$ 10 mil. Esta anuidade pode ser dividida em dois semestres.

Essa taxa pode ser cobrada mesmo que o vencimento ou resgate antecipado ocorra dentro de um ano civil. Outras taxas de investimentos podem variar dependendo de seu tipo e outros fatores.

Termos relacionados

Carteira de Criptomoedas

As Carteiras de Criptomoedas são dispositivos de armazenamento digital contêm chaves privadas que comprovam que o proprietário possui uma determinada criptomoeda. Perder essas chaves privadas

Ler mais

Fundos Multimercados

Os Fundos Multimercados oferecem uma combinação de risco e recompensa e podem fornecer alavancagem ao fazer investimentos adicionais. No entanto, existem alguns riscos associados a

Ler mais

Chamada de Capital

Basicamente, a chamada de capital é quando você empresta fundos para o seu fundo de investimento imobiliário. A razão pela qual você empresta é para

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter