💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Capital Social

O capital social é a quantidade de dinheiro que uma empresa pode levantar de seus acionistas. O capital social pode ser integralizado ou subscrito em prestações. Se as ações forem totalmente integradas, diz-se que a empresa tem um capital realizado.

Em casos de oversubscription, uma empresa pode emitir mais ações do que realmente possui. No entanto, isso não está refletido nos livros da empresa.

O termo capital social significa coisas diferentes dependendo do contexto. A definição mais restrita é baseada nas regras para os balanços das empresas públicas. O capital social é o montante total de dinheiro que uma empresa pode levantar com a venda de suas ações. No entanto, a definição usada pelos contadores é diferente.

Em que consiste o capital social?

O capital social consiste em dinheiro recebido dos acionistas, e as ações emitidas a eles representam uma porcentagem da corporação. Esta conta de capital contém o valor nominal das ações emitidas, bem como o capital integralizado, o prêmio pago pelos acionistas ou investidores na compra de ações.

Embora o capital social em si não seja um ativo, é um item de linha importante em uma demonstração financeira. Como resultado, os acionistas da empresa são responsáveis ​​por manter e modificar o capital social da empresa.

Em alguns casos, o capital social pode ser exigido por credores ou credores. Aumentar o capital social pode parecer atraente para os investidores. Mas se uma empresa passa por dificuldades financeiras, pode acabar sendo um desastre para os acionistas.

O que é o capital integralizado?

O capital integralizado é a diferença entre o valor real da ação e seu valor nominal. O capital integralizado não tem um limite para seu tamanho. A empresa pode ter uma grande quantidade de capital integralizado além de seu capital autorizado. Muitas vezes, um emissor pode emitir um grande número de ações, mas ainda tem um limite de capital baixo.

Em outras palavras, a integralização de Capital Social é o processo no qual o sócio entrega os valores prometidos na emissão do Contrato Social. Esses valores, por sua vez, podem ser em dinheiro, bens móveis, bens imóveis e/ou títulos de crédito.

Quando é emitido o capital social?

As ações emitidas aos acionistas representam os ativos e passivos da empresa. O capital social é a ação que uma empresa pode emitir, enquanto o capital social preferencial é aquele que traz dividendos. O capital social não é necessariamente conversível e não pode ser convertido em dinheiro.

No entanto, as empresas que emitem capital social devem ter uma política de voto. Os acionistas de uma empresa geralmente são obrigados a votar nas assembleias gerais, enquanto as ações preferenciais não.

E se o capital social não for emitido?

Se uma empresa vende 5.000 ações a $ 20 cada, o valor atual dessas ações é de $ 70. Alternativamente, uma empresa pode optar por emitir novas ações e aumentar o capital social. As ações são relatadas no balanço patrimonial na seção de patrimônio líquido.

No entanto, se não forem emitidos, o capital social é listado como itens de linha separados, que incluem ações preferenciais, ações ordinárias e capital integralizado adicional. O produto da venda de ações é listado pelo valor nominal, mas o “capital integralizado adicional” reflete o valor real das ações.

Termos relacionados

Trava de Baixa

A estratégia de trava de baixa envolve a venda de opções de compra que têm um preço de exercício mais baixo do que o estoque

Ler mais

Carteira de Investimentos

Quando você investe seu dinheiro, você constrói uma carteira de investimentos. Seu portfólio é uma coleção de seus investimentos. Quando estiver pronto para investir em

Ler mais

Venda a descoberto

Há muitas razões pelas quais alguém faria uma venda a descoberto. Os motivos mais comuns são especulação e hedge. Os investidores tomam a decisão de

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter