💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Capital Circulante Líquido (CCL)

O termo capital de giro líquido, ou CCL, refere-se à diferença entre o ativo circulante de uma empresa e o passivo circulante. É uma medida de quão líquida é a empresa e com que facilidade ela pode cumprir suas obrigações de curto prazo.

A declaração de Capital de Giro Líquido da CCL deve mostrar quanto dos ativos de uma empresa podem ser convertidos em dinheiro em um determinado momento. Um alto índice de capital de giro é indicativo de um negócio saudável, onde os ativos podem ser usados ​​para pagar o passivo circulante.

No Capital de Giro Líquido da CCL, $ 1,25 de fluxo de caixa de uma empresa para cada dólar que está entrando. Embora isso possa parecer uma quantia pequena, pode ser crucial para a saúde financeira de uma empresa.

Dessa forma, você pode determinar sua liquidez atual. O fluxo de caixa de uma grande empresa está diretamente relacionado ao seu capital de giro. Este é o dinheiro que ele tem disponível para pagar suas contas.

O valor do CCL é baseado em que?

A demonstração do CCL consiste em passivos circulantes e ativos circulantes. O valor do ativo circulante é baseado em um período de doze meses contínuos. Esse valor muda diariamente, dependendo do tipo de passivo ou ativo que uma empresa possui.

Por exemplo, uma empresa pode ter muitas contas a receber, mas apenas $20.000 em capital de giro líquido. Os outros ativos são o estoque da empresa e as despesas pré-pagas de curto prazo.

Ter um alto NWC significa que uma empresa pode pagar suas dívidas pendentes e fazer pagamentos futuros. Isso pode reduzir a liquidez da empresa, essencial na economia atual. Em contraste, um baixo NWC é um sinal de um negócio saudável. Portanto, é importante calcular o capital de giro líquido da sua empresa e como isso impacta o fluxo de caixa.

E para calcular o CCL é muito simples, é realizado através da divisão do AC (ativo circulante) pelo PC (passivo circulante). Vale lembrar que também é muito importante observar o índice de capital de giro.

O índice de capital de circulação mais alto significa?

Um índice de capital de giro mais alto significa que a empresa pode financiar facilmente as operações e as operações do dia-a-dia. Isso também significa que a empresa tem menos probabilidade de se endividar para cobrir suas obrigações atuais.

CCL Net Working Capital é a diferença entre o ativo circulante de uma empresa e o passivo circulante. Mede a liquidez da empresa e a capacidade de cumprir as obrigações de curto prazo. Idealmente, uma empresa deve ter mais ativos circulantes do que passivos circulantes e um saldo positivo de capital de giro líquido.

Diferentes métodos incluem dinheiro, dívida, contas a receber e estoque. O capital de giro de uma empresa é melhor medido em um período que tenha uma quantidade maior de ativos circulantes do que seus passivos totais. À medida que uma empresa cresce, ela precisará de mais dinheiro do que precisa para sobreviver.

Termos relacionados

Straddle

Na estratégia das opções straddle, para ter sucesso, o preço das ações deve subir acima ou abaixo do preço de exercício das opções subjacentes. O

Ler mais

Keltners Channel

O Keltners Channel é um bom indicador para identificar tendências de mercado. A linha do canal externo mostra a força de uma tendência. A linha

Ler mais

Dividend Yield

Muitas vezes referido como o índice de preço de dividendos, o dividend yield é o retorno percentual sobre o investimento de uma empresa. É calculado

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter