💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Capital Autorizado

O Capital Autorizado é usado pelas empresas para controlar a alocação de recursos e garantir que o negócio consiga sobreviver e fornecer um fluxo constante de bens e serviços aos clientes.

O capital autorizado geralmente é expresso na moeda da localização da empresa. No entanto, em alguns casos, o capital autorizado é expresso na moeda do país de origem da empresa.

O capital autorizado de uma empresa é a quantidade máxima de ações que ela pode emitir legalmente. Também é conhecido como “capital registrado” e “capital normal” da empresa. O capital autorizado de uma empresa pode aumentar ou diminuir, de acordo com a Lei das Sociedades.

A quantidade de ações que podem ser emitidas é a quantidade autorizada pelos acionistas. Se o capital autorizado for aumentado, a empresa poderá emitir mais ações. Isso só pode acontecer com o consentimento dos acionistas, mas o Registro de Empresas deve aprovar o aumento de ações.

Como determinar o capital autorizado da empresa?

O capital autorizado também é conhecido como capital nominal ou capital social autorizado. Refere-se à quantidade de fundos que uma empresa tem disponível para emitir ações. Geralmente vem na forma de ações, mas também pode ser em dinheiro até uma certa quantia.

Existem disposições que regem o valor máximo do capital autorizado, que deve atender aos critérios estabelecidos pelos órgãos governamentais que regulam o investimento. Ao calcular o capital autorizado, você poderá determinar se uma empresa possui recursos suficientes para operar como deseja e evitar uma crise financeira.

Como aumentar o valor do capital autorizado?

Você pode aumentar o valor do capital autorizado de duas maneiras: buscando a aprovação do Conselho de Administração e dos acionistas. A primeira é convocar uma Assembleia Geral. Os acionistas devem aprovar uma resolução ordinária para aprovar o aumento.

Então, você precisa preencher um formulário SH-7 com o Ministério de Assuntos Corporativos dentro de 30 dias. Depois de aumentar seu Capital Autorizado, você terá um capital social maior do que antes e poderá se concentrar no crescimento de seus negócios em vez de se preocupar com os números.

Qual é a diferença entre o capital autorizado e o capital integralizado?

É importante entender a diferença entre os dois. O capital autorizado é a quantidade de ações que uma empresa pode emitir. Normalmente, Rs. 1 lakh de capital autorizado significaria a emissão de 10.000 ações a uma taxa de Rs. 10 cada.

O capital autorizado pode ser qualquer valor, mas 10.000 é recomendado. O valor das ações varia entre as empresas, portanto, verifique os requisitos de capital para o seu negócio antes de decidir sobre um valor.

Capital integralizado é a parte do capital autorizado que ainda não foi emitida. Este capital não emitido pode ser vendido ao público se for necessário. O Registrador de Empresas, também conhecido como ROC, é o órgão responsável pelo registro de empresas.

Depois de receber seu registro, o Registrador de Empresas emitirá um certificado informando que sua empresa possui o capital autorizado necessário. Você pode usá-lo para arrecadar fundos adicionais posteriormente, se necessário.

Termos relacionados

Ouro

O ouro é o elemento químico com número atômico 79. É um metal amarelo alaranjado brilhante com uma superfície macia, maleável e dúctil. Além disso,

Ler mais

Câmbio flutuante

Cada país tem seu próprio método de equilibrar sua taxa de câmbio com moedas estrangeiras. Um desses métodos se baseia no câmbio flutuante. O câmbio

Ler mais

ROE

ROE é o retorno sobre o patrimônio líquido. Muitas pessoas pensam que patrimônio é sinônimo de investimento ou lucro. Não é. É importante dar um

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter