💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Capex

Existem vários tipos diferentes de despesas de capital (CAPEX). Alguns deles são essenciais para o crescimento ou uma nova linha de negócios, e alguns podem ser reduzidos ou reduzidos.

De qualquer forma, a decisão de investir em novos ativos deve ser cuidadosamente pensada e devidamente orçada.

O uso de software de contabilidade para rastrear gastos de capital pode economizar tempo e dinheiro, além de ajudar a reduzir o risco de cometer erros. Tomar decisões financeiras ruins pode prejudicar os lucros de uma empresa.

Despesas empresariais

Muitas empresas gastam dinheiro para atualizar equipamentos. A aquisição de novos equipamentos significa que uma empresa está investindo em tecnologia que a ajudará a funcionar com mais facilidade. Máquinas mais antigas não são mais tão eficientes quanto às novas, então faz sentido investir em uma atualização.

Outro exemplo de despesa de capital é a compra de um edifício ou propriedade. Esses investimentos geralmente são comprados com dívidas garantidas ou hipotecas. Por serem investimentos de longo prazo, esses pagamentos são distribuídos por um longo período de tempo.

Uma empresa deve reservar uma parte de seu orçamento operacional para gastos de capital para evitar um déficit financeiro.

Na maior parte, as despesas de capital são categorizadas em duas categorias: receitas e não receitas.

As despesas de receita são as despesas que correspondem às receitas imediatamente.

Incluem despesas de reparo e manutenção, vendas e despesas gerais. Ao combinar os dois, pode-se calcular o valor total das despesas de capital que uma empresa incorreu no ano passado.

Utilizando uma fórmula simples, os custos de novos equipamentos podem ser facilmente estimados. Ao considerar novas compras, a empresa deve considerar cuidadosamente a quantidade de dinheiro que deve tomar emprestado para fazer esses investimentos.

Projeto de investimento de capital

Um projeto de investimento de capital deve ser cuidadosamente considerado antes de gastar dinheiro. Um empresário deve decidir se deve usar dívida ou dinheiro para financiar um investimento de capital.

Uma empresa deve considerar o valor da dívida necessária para cobrir os custos e determinar se os benefícios compensarão os custos da dívida.

Uma relação dívida/capital segura é de um para 1,5. Mas uma proporção mais alta é muitas vezes necessária para uma indústria de capital intensivo. Além disso, o custo de um investimento deve ser comparado à receita obtida com o aumento da produtividade e/ou receita.

O custo das despesas de capital deve ser considerado cuidadosamente antes de investir. Uma empresa também deve considerar quanta dívida precisará emprestar para financiar o projeto. Sua relação dívida/capital próprio deve estar dentro de um a dois por cento.

Essa proporção é maior em alguns setores, como manufatura. Então, se é seguro investir em novos equipamentos, é um bom investimento. Caso contrário, os custos adicionais podem compensar os ganhos de produtividade e receita.

As despesas de capital são caras para muitas indústrias. No entanto, os benefícios dos investimentos de capital superam os custos e valem a pena no longo prazo.

Na maioria dos casos, uma empresa deve considerar uma despesa de capital se quiser aumentar seus lucros e evitar dívidas.

Termos relacionados

IPC

IPC significa Índice de Preços ao Consumidor. Bens de consumo são bens que os consumidores usam. O IPC é uma ferramenta que pode monitorar preços

Ler mais

WACC

Simplificando, o WACC é a taxa que uma empresa paga a todos os detentores de títulos em uma base comum. É definido pelo mercado externo,

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter