💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Candlestick

Se você quiser saber como negociar ações, deve aprender a ler um gráfico de velas. Candlesticks são uma forma de análise técnica e podem ser muito úteis para determinar as tendências do mercado ao longo do tempo.

O que é candlestick?

Esses gráficos também podem ser úteis na interpretação do sentimento do dia-a-dia. Um corpo de vela curto indica pouco movimento de preço e representa consolidação.

O corpo longo significa uma forte tendência. Os comerciantes devem aprender a ler um candlestick de martelo.

O corpo real de uma vela é a faixa de preços entre a abertura e o fechamento. Se uma vela tiver um pavio superior e inferior, é uma boa indicação de uma faixa de preço. Uma tendência de curto prazo pode ser interpretada como uma tendência de preço.

Além dos pavios, o corpo de um candlestick conta a história do showdown de um mercado. Geralmente, uma vela de martelo representa um fundo de capitulação de curto prazo se se formar em três velas de baixa anteriores.

Padrões de candlestick

Uma cruz harami de alta ocorre quando uma vela doji precede uma vela baixa. Em uma tendência de baixa, uma vela descendente é seguida por um doji, uma pequena vela que está no corpo real da sessão anterior.

A vela de pavio curto é um bom indicador de um mercado em baixa. Se fechar abaixo da máxima anterior, provavelmente é um mercado em baixa. Se você deseja negociar no mesmo mercado, pode usar padrões de velas para avaliar o sentimento e as tendências.

Por outro lado, a parada de curto prazo em uma tendência também é um sinal de venda. Um pequeno corpo perto do topo de uma barra indica que os compradores assumiram o controle dos vendedores.

Uma vela aberta ocorre quando o preço de uma ação tem uma lacuna no preço. Um par de futuros de notas do Tesouro de 30 anos teve uma lacuna duas vezes em um gráfico diário, depois continuou a empurrar para baixo depois. Uma tendência de curto prazo também pode ser visualizada por um gráfico de linhas.

Ambos os padrões são semelhantes em implicações, mas podem ajudá-lo a determinar em qual direção negociar. Você também pode aprender a ler uma vela doji seguindo os padrões que aparecem no gráfico.

Se uma vela de martelo for formada em um gráfico lateral plano, é provável que indique um fundo de capitulação de curto prazo. É importante entender como interpretar um gráfico de velas antes de poder usá-lo para tomar decisões de negociação.

No entanto, é melhor usar uma tendência de longo prazo. Além disso, uma tendência de longo prazo pode ser um sinal do fim de um mercado de alta ou baixa.

 

Termos relacionados

Sisbacen

O Sisbacen é um sistema informatizado de informação que é utilizado pelos bancos para registrar transações financeiras como dívidas, empréstimos, investimentos e dividendos. Também é

Ler mais

Derivados

Um derivativo é um contrato que fornece a um investidor um valor futuro fixo ou determinável de um ativo subjacente. O vendedor do contrato não

Ler mais

Hiperinflação

A hiperinflação é uma condição na qual a moeda de um país aumenta de valor em mais de cem vezes. Quando o PIB aumenta, as

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter