💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

BTN

O Título do Tesouro Nacional, também conhecido pela sigla BTN, era um título emitido pelo Tesouro Nacional. Era usado para ajustar ou atualizar o valor do imposto e do contrato. Indexa contratos e valores contábeis.

Como qualquer outro título, o BTN foi criado para financiar o Tesouro Nacional. O BTN, como qualquer outro título público, fornece os recursos necessários para financiar o Tesouro Nacional.

Qual era o significado e a finalidade do Título do Tesouro Nacional?

A indexação foi parte essencial da economia brasileira por muitos anos. Por causa da alta inflação, certos valores rapidamente se tornam desatualizados.

O Título do Tesouro Nacional foi o principal indicador do país. É interessante notar que o Título do Tesouro Nacional funcionou de forma muito semelhante ao IPCA do Tesouro.

Apesar de obsoleto e ter sido substituído por outros métodos, ainda é importante entender como funciona o Título do Tesouro Nacional. Este indicador pode ser usado para atualizar e avaliar os valores contábeis entre 1991 e o presente.

Recursos do BTN

  • Idade máxima para atingir a maturidade: 25 anos
  • Remuneração – Juros de até 12,5% ao ano, pagos semestralmente e atualizados monetariamente.
  • Valor Nominal: NCz$1,00 na época de sua criação (fevereiro de 1989);
  • Correção Monetária: Atualização Mensal pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor);
  • Forma de Distribuição: Oferta Pública através de Leilões
  • Modalidade: nominativo-transferível.

Correção do BTN

O Título do Tesouro Nacional permitia cálculos de correção monetária. É por isso que o título foi selecionado para substituir as OTNs como índice padrão em muitos casos.

Os contratos entre pessoas físicas e jurídicas poderiam conter cláusula de referência monetária baseada em Títulos do Tesouro Nacional. Esse índice foi utilizado para ajustar os valores tributários e fiscais. Foi chamado de BTN Fiscal nesses casos, para distinguir as transações.

A correção do Título do Tesouro Nacional também foi incluída na variação inflacionária, que foi calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor. Isso significa que o BTN foi a variação econômica captada e reportada pelo índice.

Quanto tempo durou o uso do BTN no Brasil?

O Título do Tesouro Nacional (OTN) foi substituído pelo Título do Tesouro Nacional. Para facilitar a transição de um sistema para outro, 1.000 BTNs eram iguais em valor a 7,95 OTNs.

O BTN só vigorou até 1991, quando a Lei 8.177/91 o declarou extinto. Para corrigir isso, a Taxa Referencial (TR), foi posteriormente modificada.

Termos relacionados

Clearing

O processo de liquidação de transações financeiras é chamado de Clearing. Esse processo é realizado entre duas ou mais instituições financeiras, em que a promessa

Ler mais

Margem Operacional

A margem operacional é uma métrica chave para medir a saúde geral da sua empresa. Também é chamado de retorno sobre vendas ou margem EBIT.

Ler mais

Aluguel de ações

Investir em ações de aluguel pode ser uma maneira lucrativa de aumentar sua renda. Assim como o setor imobiliário, esses investimentos não são para os

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter