💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

BTC

BTC significa Banco de Títulos CBLC. No entanto, o BTC também pode ser usado para descrever as ações de leasing ou negociação. Isso porque o Banco de Títulos CBLC atua como uma corretora para permitir que esses ativos sejam negociados na bolsa de valores.

Como surgiu o BTC?

A história do Banco de Títulos CBLC começou em 1961 com a criação da Calispa-Caixa de Liquidação de São Paulo. Esta corporação liquidou negócios relacionados a ações. As ações eram impressas em papel especial e mantidas em corretoras.

Calispa recebeu o papel da corretora do vendedor depois que uma ação foi negociada. Calispa registrou o negócio e Calispa enviou o papel para Calispa. Calispa então liquidou com corretores de acordo com o saldo líquido da compra e venda. O aumento do volume de negociação na bolsa tornou esse método menos eficiente.

A Calispa foi então extinta e substituída em 1997 pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), uma cisão do patrimônio da Bolsa de Valores de São Paulo.

O que é locação de ações?

A locação de ações pode ser entendida facilmente.

Doador: Ele é o proprietário dos ativos e os arrenda ao mutuário
Mutuário: Ele empresta os ativos do doador para financiar operações de especulação.

O BTC é uma ótima maneira de receber uma compensação adicional se seu portfólio incluir muitas ações. Embora o mutuário pague pelo aluguel das ações, você ainda tem direito a juros e dividendos.

A locação de ações pode ser uma boa opção para quem não planeja vender ativos no curto ou médio prazo, mas deseja aumentar o retorno das ações e acumular capital ao longo do tempo.

Esses ativos podem ser alugados na bolsa de valores brasileira:

  • Ações
  • Unidades
  • ETFs
  • BDR.

As ações podem ser emprestadas sem custo para o doador. No entanto, o mutuário terá de pagar as taxas e a remuneração do doador. Essas despesas serão discutidas a seguir.

Se o trader estiver procurando negociar a descoberto, a operação ainda poderá beneficiar o mutuário. Se o trader quiser negociar a descoberto, a operação ainda pode ser benéfica para o mutuário.

O BTC pode ser um cenário em que ambos os lados se beneficiam.

BTC oferece muitos benefícios

Agora, vamos explicar os principais benefícios que ele oferece às partes de locação de ações:

  • Os doadores obtêm benefícios
  • Ao arrendar ações, o doador não precisa pagar nenhum custo operacional.
  • O aluguel é pago
  • Continua recebendo dividendos e juros sobre capital próprio
  • Isso melhora a rentabilidade de longo prazo da carteira.

Benefícios do mutuário

O mutuário, por outro lado, tem benefícios menos óbvios, mas ainda pode se beneficiar de suas estratégias.

  • Uma queda em um ativo pode levar à renda
  • Pode negociar ativos que não possui
  • Pode fazer negociações longas e curtas.

Termos relacionados

Master Servicer

Um Master Servicer é a base de um negócio de sucesso. Pode ser um contrato ordenado pelo tribunal ou um acordo escrito entre dois cônjuges.

Ler mais

Emolumentos

A Constituição tem uma cláusula conhecida como Cláusula de Emolumentos que tenta limitar a influência de países estrangeiros sobre funcionários federais. A frase emolumentum é

Ler mais

Call

Uma opção de compra, também conhecida como “call”, é um contrato entre compradores e vendedores para trocar títulos a um custo fixo. Os compradores de

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter