BM&F Bovespa S.A. — A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros — é a bolsa de valores mais relevante da América Latina em termos de capital de mercado.
É a principal instituição brasileira de intermediação de operações de mercado de capitais. Oferece sistemas de negociação, derivativos de ações e títulos de renda fixa.
É o depositário central de ativos e compensa títulos e ativos negociados em seu ambiente. Atua como depositário central de ativos e negócios em seus pregões.
Ela gerencia os riscos e os controla, e possui um forte sistema de limpeza para garantir que os mercados sejam seguros e eficientes.
BM&F Bovespa na história
Desde a criação do Mercado de Capitais Brasil na última fase do período colonial, a maior bolsa de valores do Brasil foi a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
O crash de 1971 fez com que perdesse terreno para a Bovespa, e o crash de junho de 1971 foi o 2º maior da história do Brasil.
Essas duas bolsas se juntaram ao acordo para fundir as nove bolsas de valores brasileiras. O documento criou ações para uma bolsa eletrônica de títulos da dívida pública lançada em agosto de 2000.
No mesmo ano, as bolsas de valores de São Paulo (BOVESPA), Rio de Janeiro (BVRJ), Minas-Espírito Santo-Brasília (BOVMESB), Extremo Sul (BVES), Santos, Bahia-Sergipe-Alagoas (BOVESBA), Pernambuco e Paraíba (BOVAPP), Paraná (BVPR) e Regional (BVRg) foram integradas.
As atividades da Companhia incluem o desenvolvimento, implementação e liquidação de valores mobiliários e ativos negociados em seus mercados.
Atuação no mercado
A entidade atua como repositório central de ativos negociados em seu ambiente, licencia softwares, indexa, divulga informações sobre suporte ao mercado e realiza operações de empréstimo de títulos.
Também desempenha um papel importante para o desenvolvimento, treinamento e inclusão de novos investidores.