💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Blockchain

A tecnologia Blockchain é a nova maneira de armazenar e rastrear transações. É um banco de dados distribuído, construído em uma rede P2P de computadores.

Isso impossibilita que terceiros manipulem os dados ou influenciem em uma transação. Há muitos benefícios na tecnologia blockchain, incluindo registros imutáveis ​​e contratos inteligentes. Veja abaixo como a tecnologia funciona.

Com blockchain, empresas e indivíduos podem armazenar, transferir e armazenar recursos em escala global. A capacidade de compartilhar dados entre diferentes usuários permite que eles criem um modelo de dados comum para seus negócios.

Ao garantir a integridade dos dados, empresas e consumidores poderão tomar decisões mais confiáveis e oferecer mais valor aos clientes. Além disso, o blockchain também permite que os indivíduos controlem a quantidade de dinheiro que mantêm em suas carteiras digitais.

Vantagens da Tecnologia Blockchain

O setor bancário e financeiro é perfeito para a tecnologia Blockchain – como os bancos operam apenas cinco dias por semana, um grande volume de transações sofre atrasos nos finais de semana. Além disso, é essencial ter funcionários para evitar fraudes e proteger os valores.

Os benefícios da tecnologia são muitos: ela elimina a necessidade de intermediários e ajuda as empresas a reduzir o retrabalho. Vale citar também a redução do custo de processamento de transações e as validações que não são passíveis de erro humano, pois tudo é digitalizado.

Outras Aplicações da Blockchain

É importante notar que a tecnologia tem muitas aplicações, ou seja, não é apenas para criptomoedas. Por exemplo, a Blockchain pode ser usada para registrar e validar a transferência de qualquer tipo de dados, incluindo a identidade de uma pessoa.

 

Termos relacionados

Fundo DI

Um Fundo de Renda Fixa Referenciada DI (DIRF) é um veículo de investimento que investe pelo menos 80% de seu patrimônio líquido em títulos. O

Ler mais

Giro de ativos

Uma definição simples é que é a porcentagem de vendas em excesso de ativos. Esse número será maior para empresas em alguns setores do que

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter