O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma instituição financeira global com sede em Washington, DC. É uma organização sem fins lucrativos, mas também é uma organização administrada pelo governo.
Os membros elegem seus representantes para o Conselho de Governadores, que é o órgão decisório do banco. O Conselho reúne-se pelo menos uma vez por ano e os votos são ponderados de acordo com as ações de subscrição.
Por exemplo, os Estados Unidos exercem 30% dos votos. Em seguida, Argentina e Brasil detêm 15% dos votos. A participação de voto do Japão é de pouco mais de um terço.
Projetos do BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem vários projetos. Alguns de seus projetos mais famosos são o Banco Industrial do Brasil, o Banco Internacional de Costa Rica SA e o Daycoval.
O banco tem uma ampla variedade de objetivos, incluindo inclusão social e integração econômica. O banco também está interessado em mudanças climáticas e questões de gênero. Se você estiver interessado em saber mais sobre essa organização, visite o site abaixo.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento foi fundado em 1959 por 20 governos da América Latina e atua no Caribe e na América do Sul. Participa do setor privado fornecendo empréstimos e garantias.
Assim como o IFC, o BID tem um programa de empréstimos A e B, que visa incentivar o capital privado para infraestrutura na região. No entanto, o papel mais importante do IAB é ajudar os países latino-americanos a superar desafios e garantir que eles se desenvolvam como nação.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento é o maior emprestador multilateral de empréstimos à América Latina.
Sua missão é financiar os países do Hemisfério Ocidental e promover o crescimento econômico. Seus membros incluem quase 30 países nas Américas do Norte e do Sul, bem como 22 nações não mutuárias.
Seus escritórios estão localizados nos países que fazem empréstimos.