💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Beta

Beta é uma medida estatística que limita sua perda ou ganho com base no preço médio do mercado. Os cálculos beta são fáceis de fazer e dependem de vários fatores. O índice de mercado e o período de tempo escolhidos afetarão a fórmula do beta.

Conceito beta

O conceito por trás do beta é simples, confiável e amplamente aceito. Na verdade, o beta é usado por muitos profissionais do setor de investimentos. É importante saber que o beta escolhido é uma estimativa e que seu retorno real irá variar.

O índice beta, também chamado de beta ratio, é responsável por medir o ganho que uma ação pode gerar mesmo diante das mudanças do mercado. Assim, é uma forma de calcular o risco desse ativo em relação aos custos de aquisição. Se você não tiver certeza do que é beta, tente esta fórmula. Esta fórmula relaciona preços de ações e índices.

Cálculo do beta em ações

O valor beta da ação é sua correlação com o mercado. Quanto maior o beta, mais volátil é a ação. Quando você está pensando em investir, é importante lembrar que seus retornos serão inferiores à média do mercado. No entanto, se você deseja ganhar dinheiro rápido, usar o valor beta o ajudará a decidir se deve ou não investir na ação.

Analisar individualmente cada ativo não é a única alternativa para usar o coeficiente beta. Também é possível medir o risco e o retorno do mercado da carteira de investimento. A fórmula é a mesma, mas é necessário que você inclua as informações em relação ao desempenho da carteira.

Se você estiver comparando ações, verifique se o valor beta da ação é maior que o índice de referência. Beta é uma medida estatística que determina quanto da volatilidade de um investimento é explicada pelo índice de referência.

Quanto maior o valor beta, mais relevante é o benchmark. Em suma, o beta mede o quanto o risco sistemático é e deve ser usado com sabedoria. Se você está tentando escolher a melhor ação para comprar, considere o R-quadrado como seu benchmark.

Risco

A fórmula beta é um modelo matemático simples que mede a volatilidade dos retornos de uma ação em relação ao mercado. É frequentemente usado para estimar o risco de uma ação ou indústria.

Embora o risco não esteja correlacionado com a economia geral, pode ser útil para calcular o custo do capital próprio de uma determinada empresa. Ao reorganizar a fórmula, pode-se estimar a quantidade de risco não sistemático e risco sistemático.

Usando o índice beta, você pode tomar uma decisão de investimento sábia, minimizando seu risco. Um índice beta baixo significa menos risco sistemático. Como regra geral, quanto menor o número beta, menor o risco geral da ação.

Você pode encontrar o nível beta ideal para seu portfólio avaliando os retornos de ações individuais. Você também deve estar ciente dos riscos envolvidos em diferentes investimentos. Um beta alto indica alto risco, enquanto um baixo representa uma carteira de baixo risco.

Termos relacionados

Análise Fundamentalista

A Análise Fundamentalista é um tipo de análise contábil e financeira que se concentra na saúde e nas demonstrações financeiras das empresas. O método considera

Ler mais

Imposto de Renda

O conceito de imposto de renda é bastante simples. É um imposto do governo sobre os lucros tributáveis ​​de um indivíduo ou empresa. O imposto

Ler mais

Warrant

Um warrant é um título que permite ao detentor comprar ou vender ativos. Pode ser usado para se referir a uma taxa de câmbio, ação

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter