💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Banco do Nordeste do Brasil

O Banco do Nordeste do Brasil S/A (ou BNB) foi criado na década de 1950.

Teve um impacto significativo na história e no desenvolvimento da Região Nordeste.

Ele é o principal responsável ​​pela concessão de crédito para auxiliar no desenvolvimento e produção de atividades produtivas.

Sua atuação foi fundamental para solucionar os problemas econômicos da Região Nordeste do Brasil.

Operações do Banco do Nordeste

Nos últimos 68 anos, o BNB viu suas operações crescerem.

Está agora em mais de 2.000 municípios nos nove estados da Região Nordeste (Maranhão, Piauí e Ceará, Rio Grande do Norte), norte de Minas Gerais incluindo os Vales do Mucuri e Vales do Jequitinhonha, além do norte do Espírito Santo.

A missão do BNB é ser o banco de desenvolvimento do Nordeste. Busca ser reconhecida por sua capacidade de promover o bem-estar das famílias nordestinas e aumentar sua competitividade.

O Banco do Nordeste do Brasil S.A. é uma organização multi financeira de capital aberto.

São clientes do Banco: pessoas físicas, agentes institucionais e agentes econômicos. Também os produtores rurais de porte pequeno e médio, assim como os grandes agricultores e empreendedores informais.

É a mais importante instituição latino-americana voltada para o desenvolvimento regional.

É uma agência executora de políticas públicas, especialmente no funcionamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.

Fonte de recursos do BNB

O FNE é a principal fonte de recursos do Banco do Nordeste desde 1989. Financia setores produtivos de acordo com o plano de desenvolvimento regional.

Os órgãos federais e estaduais criaram este instrumento em conjunto.

As regiões semiáridas são os principais clientes-alvo de pelo menos metade dos recursos do FNE que o BNB da região aplica anualmente. Assistência técnica e crédito também estão disponíveis.

A estratégia de apoio do BNB aos pequenos empreendedores levou à criação do Crediamigo em 1998. Esse programa de microcrédito de grande porte voltado para centros urbanos foi baseado na estratégia do BNB.

É o maior programa de microcrédito da América do Sul. Em 2005, o programa Agroamigo introduziu o microcrédito orientado no meio rural. Agora tem mais de 1.000.000 de clientes.

Termos relacionados

Mini Index

Você provavelmente já ouviu falar de Mini Index Options (ou MIOs), mas não sabe o que são ou como usá-los. Basicamente, uma MIO é uma

Ler mais

Ação Preferencial

As ações preferenciais são ações emitidas para empresários e outros investidores. Essas ações servem como prova de que o dinheiro foi pago no negócio. Eles

Ler mais

Black-Scholes

O modelo Black-Scholes, também conhecido como modelo Black-Scholes-Merton, é um modelo matemático para a dinâmica dos mercados financeiros, incluindo a dinâmica dos instrumentos de investimento

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter