💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Banco Comercial

Existem várias funções básicas desempenhadas pelos bancos comerciais, mas todas elas podem ser categorizadas sob o termo genérico de “instituição financeira”. Essas instituições oferecem serviços de depósito e empréstimo para o público e criam liquidez no mercado.

Um banco comercial é uma instituição financeira que presta serviços pessoais aos seus clientes. Empresta dinheiro aos clientes e paga contas às autoridades relacionadas. Também fornece aconselhamento e informação sobre investimentos aos seus clientes. No entanto, nem todos os bancos são comerciais.

Os ativos e passivos de um banco comercial incluem seus depósitos e empréstimos. Passivos, por outro lado, são as dívidas que o banco deve a outras partes. Um banco comercial deve reter parte dos depósitos de seus clientes, pois eles não geram lucro com eles. O balanço patrimonial de um banco comercial deve estar disponível ao público anualmente. Dessa forma, você pode ver quais são os ativos e passivos do banco.

Objetivo do Banco Comercial

O objetivo principal dos bancos comerciais é injetar dinheiro na economia e expandir o poder de compra das pessoas. O dinheiro que os bancos comerciais criam e emprestam é então usado para comprar bens, imóveis e outros bens.

Outro benefício são as facilidades de cheque especial que permitem que os clientes tomem dinheiro emprestado acima do limite de suas contas correntes, e os juros são cobrados sobre o dinheiro sacado.

Os bancos comerciais têm os benefícios de conceder empréstimos a pessoas físicas e jurídicas, bem como a empresas. Para atender às necessidades de seus clientes, eles oferecem diversas formas de crédito.

Funções do Banco Comercial

Uma das funções mais notáveis ​​dos bancos comerciais é a criação de crédito. Eles fazem isso aceitando depósitos e creditando-os aos clientes, aumentando assim a oferta de dinheiro.

Embora esse processo seja incrivelmente simples, também significa que os bancos comerciais têm a função exclusiva de criar dinheiro. Como resultado, a quantidade de ativos em seu balanço aumenta exponencialmente.

Alguns bancos têm as funções de oferecer CDs introdutórios, que são taxas de juros mais altas do que os CDs normais. Outro serviço prestado pelos bancos comerciais é o fornecimento de cofres. Esses cofres são especialmente úteis se você tiver documentos valiosos ou objetos de valor que deseja proteger.

Além disso, os bancos comerciais também têm a função de oferecer serviços básicos de investimento, incluindo certificados de depósito e fundos mútuos, que são administrados por consultores financeiros.

Razões dos Bancos Comerciais terem baixo patrimônio

Existem duas razões principais pelas quais os bancos comerciais têm baixo patrocínio. A primeira é que muitas pessoas não sabem sobre suas funções. A outra é que as pessoas são muito pobres para usá-los de forma eficaz.

Outra é que os bancos comerciais cobram altas taxas de juros, o que impede os clientes em potencial de usá-los. A segunda razão é que os bancos comerciais muitas vezes falham ou entram em colapso devido ao não pagamento de empréstimos. Com tudo, a principal razão para o baixo patrocínio dos bancos comerciais é a ignorância.

Termos relacionados

Perfil de Investidor

Um perfil de investidor é uma ferramenta importante para orientar suas decisões de investimento. Ela deve ser revisada periodicamente, à medida que sua estratégia de

Ler mais

CADE

A Agência Federal, também conhecida como Conselho Administrativo de Defesa Econômica, é responsável por garantir a livre concorrência em todo o território. Está intimamente ligada

Ler mais

Intraday

O termo intraday (intradiário) é utilizado pelo mercado financeiro para se referir ao período diário de negociação nas bolsas de valores. Transações intradiárias são transações

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter