💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Banco Central

banco central

O Banco Central do Brasil também é conhecido como BACEN, BCB ou BC. É uma autarquia federal que está vinculada ao Ministério da Economia e faz parte do Sistema Financeiro Nacional. A sua fundação ocorreu em 31 de dezembro de 1964, com a lei nº 4.595. Porém suas atividades financeiras só foram iniciadas em março de 1965, quando a lei da sua fundação entrou em vigor. 

O BC é  uma das principais autoridades monetárias do Brasil, atuando em parceria com o Conselho Monetário Nacional (CMN). Uma das suas funções mais importantes é o controle da inflação no País, e além disso executar a política da moeda e de crédito definida pelo CMN. Ser uma autarquia garante autonomia à instituição, ou seja, a sua independência para tomar decisões.

No dia 24 de fevereiro de 2021 uma lei complementar foi implementada com o objetivo de estabelecer e garantir a autonomia do BC. De modo que a instituição possa manter a estabilidade dos preços no país e também cuidar para que o sistema financeiro se mantenha estável e eficiente.

Quem é o presidente do Banco Central?

Assim como o presidente do país, o presidente do Banco Central tem uma missão muito importante: representar a sua instituição no Brasil e também no exterior. É uma figura pública que deve participar das reuniões do Conselho Monetário Nacional. E, além disso, definir quais são as funções atribuídas aos membros da diretoria do Banco Central.

Seu foco deve estar na defesa dos interesses econômicos brasileiros em nome do governo federal e da população.

Há outras funções que são atribuídas ao presidente da instituição:

  • Decretar qual o regime das instituições financeiras que são fiscalizadas pelo BC;
  • Presidir as reuniões do Copom e também do Comef;
  • Integrar-se aos colegiados internacionais e garantir a representatividade dos interesses econômicos brasileiros.

O atual presidente do Banco Central é Roberto de Oliveira Campos Neto. É um economista brasileiro, nascido em 28 de junho de 1969 no Rio de Janeiro. Assumiu o cargo em 15 de novembro de 2018, quando foi nomeado pelo atual presidente. A nomeação foi aprovada após votação no Senado Federal.

Roberto defende a autonomia do BC e também a inovação no mercado financeiro e bancário com o avanço das soluções tecnológicas.

O que é o Sisbacen?

O Sisbacen é o Sistema de Informações do Banco Central. Ou seja, é um grupo de sistemas e ferramentas da tecnologia da informação que auxilia o BC nos seus processos.

Com o sistema é possível manter os dados coletados, registrados e armazenados sobre todas as operações financeiras e bancárias feitas em território nacional. Portanto, seu objetivo é centralizar as informações financeiras.

Qual a importância?

O Sisbacen ajuda com a transparência das informações entre as instituições financeiras, de forma que fraudes bancárias são dificultadas. O bom funcionamento do sistema garante o acesso a informações das pessoas físicas, de maneira que as dívidas possam ser consultadas por instituições que fazem empréstimos bancários, por exemplo. 

O Banco Central afirma que o sistema em questão facilita o tratamento e a divulgação de informações. Mas que tudo isso é feito preservando a segurança dos dados e a privacidade dos cidadãos brasileiros. Ou seja, os cuidados necessários são tomados para garantir o sigilo dos dados financeiros.

Conheça duas ferramentas que fazem parte do Sisbacen:

  • Sistema de Informação de Crédito do Banco Central (SRC): guarda todas as atividades de crédito entre instituições financeiras e seus clientes, mantém registro dos financiamentos, investimentos e empréstimos;
  •  Cadastro de Clientes em Sistema (CCS): mantém o histórico dos dados básicos dos usuários nas instituições financeiras como número da conta e data de abertura.

Todos os meses as instituições financeiras enviam seus dados para o Banco Central, portanto, os dados dos sistemas do BC estão sempre atualizados.

Como consultar seu CPF no Banco Central

O site do Registrato do BC será seu aliado na hora de fazer consultas específicas. Nele você pode acessar dados sobre dívidas ativas ou consultar informações sobre suas contas bancárias ativas ou que já foram encerradas.

O acesso pode ser feito com os seguintes passos:

  1. Acesse o site e faça o login com as informações do Gov.br;
  2. Clique em “Empréstimos e Financiamentos” e em “Consultar”;
  3. Escolha o período de consulta e tipo de relatório;
  4. Clique em “Gerar relatório”;
  5. O relatório é gerado automaticamente.

Como fazer reclamações para o Banco Central?

Na hora de registrar suas reclamações sobre outras instituições financeiras no Banco Central, há duas opções disponíveis:

  • Acessar a página do Fale Conosco do BC, fazer o login com dados do Gov.br e realizar a reclamação por escrito;
  • Ligar para os números 145 ou 0800-979-2345. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Tenha em mãos as seguintes informações para realizar a sua reclamação: CPF, endereço, dois telefones para contato, e-mail e dados bancários.

Site oficial do Banco Central

O site oficial do Banco Central é um portal do Governo Federal e você pode acessá-lo clicando aqui.

Termos relacionados

Gráfico de barras

Um gráfico de barras exibe a relação entre dois valores ou categorias discretas. Podem ser horizontais ou verticais, mas uma de suas principais características é

Ler mais

CDB

CDB, CDI ou ações em bolsa de valores: qual investimento escolher?  Se você tem preocupação com o seu dinheiro,  já deve ter se feito essa

Ler mais

Call

Uma opção de compra, também conhecida como “call”, é um contrato entre compradores e vendedores para trocar títulos a um custo fixo. Os compradores de

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter