💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial de uma empresa é um documento que detalha os ativos e passivos de uma empresa. Inclui informações sobre os ativos e passivos de uma empresa. E o ativo inclui caixa e aplicações financeiras, enquanto o passivo inclui dívidas a terceiros. Os ativos são classificados como circulantes e não circulantes.

Eles podem ser de longo ou curto prazo, dependendo das necessidades de uma empresa. As pequenas empresas costumam ter seu próprio negócio e contam com um contador, que elabora o balanço patrimonial. Grandes empresas privadas muitas vezes contratam um contador externo para revisar os balanços.

O balanço patrimonial é um documento essencial para um negócio, pois apresenta os recursos da empresa sob dois pontos de vista diferentes. A diferença entre ativos e passivos é a quantidade de dinheiro que a empresa investiu no negócio.

Objetivo do Balanço Patrimonial

Ao analisar um balanço, as informações geralmente são resumidas. O principal objetivo do balanço patrimonial é acompanhar o desempenho financeiro de uma empresa. As partes interessadas, como banqueiros, investidores e credores, podem usar as informações para avaliar o sucesso da empresa e determinar a necessidade de financiamento adicional.

Um balanço também tem o objetivo de poder informar as partes interessadas sobre as realizações do negócio e as despesas futuras que ele pode incorrer.

O balanço patrimonial inclui os ativos e passivos de uma empresa. O balanço também lista o patrimônio do proprietário. Os números no balanço devem refletir com precisão a situação financeira da empresa.

Um balanço patrimonial típico mostrará os ativos e passivos do lado esquerdo e os passivos e patrimônio líquido do lado direito. Algumas empresas também podem apresentar os saldos e passivos horizontalmente. Uma empresa de comércio eletrônico normalmente terá seus próprios ativos e algum espaço de escritório alugado.

Quais são os componentes principais?

Um balanço patrimonial consiste em dois componentes principais: ativos e passivos. Os ativos são os recursos de propriedade do negócio e são úteis para o seu crescimento. Esses ativos podem ser classificados em dois tipos: fixos e circulantes.

O primeiro pode ser convertido em dinheiro dentro de um ano, enquanto o segundo não. O total de todos os ativos e passivos deve ser igual. O valor total de caixa e passivo não circulante deve ser menor que o total de ativos.

O balanço patrimonial é um instantâneo da posição financeira de uma empresa. Mostra os ativos e passivos de uma empresa, mas não dá nenhuma indicação do futuro. Ao contrário dos lucros de uma empresa, o balanço patrimonial de uma empresa não indica o futuro de seus negócios.

Além disso, não há uma previsão de seu desempenho financeiro futuro. Por exemplo, uma empresa pode ter um ativo que custe mais do que seu caixa, enquanto seus passivos podem ser negativos.

Termos relacionados

IGP-DI

O IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) é um indicador macroeconômico. Representa a progressão dos preços. Funciona como um deflator de valor nominal

Ler mais

Superávit Comercial

O superávit comercial é a quantidade de bens e serviços que um país exporta em comparação com suas importações. Este é um excelente sinal de

Ler mais

Agente de custódia

Um agente de custódia é um terceiro que garante fundos e ativos até uma data específica,e esses agentes são normalmente bancos ou notários.Em outras palavras

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter