💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Balanço de pagamentos

O balanço de pagamentos (BOP) é ​​um método utilizado pelos países para registrar suas transações monetárias internacionais. Ele contabiliza todas as transações envolvendo os setores público e privado e mede a quantidade de dinheiro que entra e sai de um país.

A quantidade total de fundos estrangeiros que entram e saem de um país é o balanço de pagamentos. O valor líquido do total dessas contas é conhecido como superávit comercial.

A balança de pagamentos é uma forma de medir as transações monetárias internacionais de um país. Em um balanço de pagamentos, as receitas e despesas de um país são registradas em relação ao seu capital. Desta forma, o valor da moeda do país aumenta ou diminui.

Sua conta de capital é a maior parte da BP, enquanto as outras duas são um componente importante do orçamento geral.

Quais são os componentes do BOP?

A balança de pagamentos é o registro sistemático das transações econômicas entre as nações. Inclui comércio, transferências e investimentos e inclui importações e exportações. O balanço de pagamentos é composto por três partes:

Conta corrente

A conta corrente reflete o fluxo de bens e serviços entre os países, enquanto as contas financeiras e de capital refletem o fluxo de recursos. Embora o balanço de pagamentos tenha muitos nomes diferentes, os conceitos básicos são os mesmos: transferência de recursos, fluxo de renda e preço de bens e serviços.

Conta financeira

A conta financeira documenta investimentos em negócios, imóveis e títulos. A conta financeira também inclui investimento estrangeiro direto, ouro e ativos privados de propriedade de estrangeiros.

Conta de capital

A conta de capital registra transações entre nações e é o componente menos importante do balanço de pagamentos, a conta também é a menor parte do balanço de pagamentos, pois não afeta a poupança ou a renda de um país.

A conta de capital inclui transações envolvendo instrumentos financeiros, como marcas, direitos autorais e direitos de perfuração. Essas transações são muito raras e são consideradas negativas. A conta de capital é o principal componente da BP.

Qual a diferença entre as contas?

A conta corrente de uma nação deve ser equilibrada com as contas financeiras e de capital combinadas. A diferença entre as duas contas aumentará a discrepância do BOP. Embora as contas correntes sejam essenciais para determinar o valor dos ativos de um país, elas não são as únicas que podem ser importantes.

A conta corrente é usada para determinar a riqueza relativa de um país, enquanto a conta de capital é aquela que é usada para calcular receitas e despesas.

Termos relacionados

Dólar Comercial

Se você quiser comprar algo, pode comprá-lo no dólar comercial, que é o ponto médio entre oferta e demanda. Na verdade, o dólar comercial pode

Ler mais

CNBV

A sigla CNBV tem significados diferentes no setor bancário. Muitas vezes, é registrado em várias terminologias, incluindo o setor bancário, o governo e o setor

Ler mais

Gráfico de barras

Um gráfico de barras exibe a relação entre dois valores ou categorias discretas. Podem ser horizontais ou verticais, mas uma de suas principais características é

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter