O balanço consolidado é simplesmente a soma total de todas as demonstrações financeiras de empresas do mesmo setor de atividade. Podem ser empresas-mãe ou empresas subsidiárias.
Uma empresa-mãe é aquela que tem controle total sobre a gestão de outras empresas. Isso significa que ela possui ou investe diretamente nesses negócios.
Uma subsidiária refere-se a uma que está sujeita à administração de sua empresa-mãe, assim como seu nome.O Código Civil define claramente ambos os conceitos. Ver:
‘’A sociedade controladora é aquela que, direta ou indiretamente, controla outra sociedade e detém direitos de sócio.
Esses direitos garantem permanentemente preponderância nas deliberações societárias. Uma subsidiária é a empresa que apresenta a empresa-mãe.’’
Como o Balanço Consolidado funciona?
As contas que representam transações intercompanhias, por exemplo, não devem ser incluídas na consolidação.
Imagine a matriz vendendo produtos para sua subsidiária. A primeira conta é a receber enquanto a segunda é a pagar.
Isso não deve ser adicionado ao total, pois o saldo após a fusão das duas empresas é igual a 1.

Outro exemplo seria o valor do investimento feito pela controladora em sua subsidiária. O patrimônio do segundo é frequentemente usado para representar o valor total.
O saldo da conta será igual novamente, portanto não deve ser consolidado.
“Então, o que devemos acrescentar entre as empresas?’’ A resposta é simples: todos os ativos e passivos devem ser somados.
Balanço patrimonial e balanço consolidado
Devido à semelhança de termos, não é incomum que as pessoas não tenham certeza sobre as diferenças entre um balanço patrimonial e um balanço patrimonial consolidado.
É importante entender que balanços consolidados também podem ser um balanço na prática.
Na prática, a diferença entre os balanços consolidados e tradicionais está nas informações de aglutinação encontradas nos saldos da controladora e da controlada em um único balanço.
O patrimônio da empresa será apresentado no balanço tanto quantitativa quanto qualitativamente. A cada item será atribuído um valor.
Um balanço patrimonial é um documento que fornece informações sobre a posição financeira, contábil e patrimonial de uma empresa.
Gestores e investidores também podem usar o balanço patrimonial consolidado para ajudá-los a tomar decisões informadas. Ele contém informações não apenas sobre a empresa, mas também sobre o grupo empresarial.
Outros relatórios e demonstrativos contábeis
É importante lembrar que o relatório financeiro consolidado, como também é conhecido, faz parte das demonstrações financeiras obrigatórias da maioria das organizações.
Estas demonstrações contábeis estão relacionadas às organizações:
- Balanço Patrimonial (BP);
- Demonstrativo de Lucros e Perdas Acumulados (DLPA);
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstração dos Fluxos de Caixa;
- Demonstração do Valor Adicionado
É importante observar que todas as demonstrações, inclusive o balanço patrimonial, possuem um padrão de elaboração e apresentação. Isso foi estabelecido por diretrizes contábeis e legais.