💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Balanço consolidado

O balanço consolidado é simplesmente a soma total de todas as demonstrações financeiras de empresas do mesmo setor de atividade. Podem ser empresas-mãe ou empresas subsidiárias.

Uma empresa-mãe é aquela que tem controle total sobre a gestão de outras empresas. Isso significa que ela possui ou investe diretamente nesses negócios.

Uma subsidiária refere-se a uma que está sujeita à administração de sua empresa-mãe, assim como seu nome.O Código Civil define claramente ambos os conceitos. Ver:

‘’A sociedade controladora é aquela que, direta ou indiretamente, controla outra sociedade e detém direitos de sócio.

Esses direitos garantem permanentemente preponderância nas deliberações societárias. Uma subsidiária é a empresa que apresenta a empresa-mãe.’’

Como o Balanço Consolidado funciona?

As contas que representam transações intercompanhias, por exemplo, não devem ser incluídas na consolidação.

Imagine a matriz vendendo produtos para sua subsidiária. A primeira conta é a receber enquanto a segunda é a pagar.

Isso não deve ser adicionado ao total, pois o saldo após a fusão das duas empresas é igual a 1.

Outro exemplo seria o valor do investimento feito pela controladora em sua subsidiária. O patrimônio do segundo é frequentemente usado para representar o valor total.

O saldo da conta será igual novamente, portanto não deve ser consolidado.
“Então, o que devemos acrescentar entre as empresas?’’ A resposta é simples: todos os ativos e passivos devem ser somados.

Balanço patrimonial e balanço consolidado

Devido à semelhança de termos, não é incomum que as pessoas não tenham certeza sobre as diferenças entre um balanço patrimonial e um balanço patrimonial consolidado.

É importante entender que balanços consolidados também podem ser um balanço na prática.

Na prática, a diferença entre os balanços consolidados e tradicionais está nas informações de aglutinação encontradas nos saldos da controladora e da controlada em um único balanço.

O patrimônio da empresa será apresentado no balanço tanto quantitativa quanto qualitativamente. A cada item será atribuído um valor.

Um balanço patrimonial é um documento que fornece informações sobre a posição financeira, contábil e patrimonial de uma empresa.

Gestores e investidores também podem usar o balanço patrimonial consolidado para ajudá-los a tomar decisões informadas. Ele contém informações não apenas sobre a empresa, mas também sobre o grupo empresarial.

Outros relatórios e demonstrativos contábeis

É importante lembrar que o relatório financeiro consolidado, como também é conhecido, faz parte das demonstrações financeiras obrigatórias da maioria das organizações.
Estas demonstrações contábeis estão relacionadas às organizações:

É importante observar que todas as demonstrações, inclusive o balanço patrimonial, possuem um padrão de elaboração e apresentação. Isso foi estabelecido por diretrizes contábeis e legais.

Termos relacionados

Follow On

Um follow-on diluído é um IPO. Em uma oferta secundária, uma empresa emite novas ações em uma oferta pública. Isso significa que os acionistas existentes

Ler mais

Capital Autorizado

O Capital Autorizado é usado pelas empresas para controlar a alocação de recursos e garantir que o negócio consiga sobreviver e fornecer um fluxo constante

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter