💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Aumento de Capital

O aumento de capital é um investimento de capital que é feito por uma empresa. Ao contrário de outros investimentos de capital, este não exige que a empresa levante capital de fontes externas.

Em vez disso, é uma maneira de aumentar seu valor emitindo novas ações para os acionistas existentes. Nesse tipo de aumento de capital, o preço de subscrição de novas ações é zero, e os atuais acionistas recebem ações bonificadas.

Além disso, uma corporação pode converter suas reservas de capital em  capital social se elas representarem mais de 10% do capital social total.

O que afeta o aumento de capital?

O aumento de capital é uma operação contábil em que a empresa aumenta seu capital social emitindo novas ações ou cobrando novas ações dos acionistas existentes. Pode afetar muitos indicadores financeiros diferentes, incluindo  dividendos, lucros e receitas de vendas de liquidação.

O aumento de capital também pode afetar os direitos de voto entre os diferentes provedores de fundos. Pode ser dinheiro, contribuição de ativos ou ações reservadas. De qualquer forma, é importante lembrar que um aumento de capital exige a transferência de lançamentos contábeis entre os atuais e os novos acionistas.

Em que consiste o aumento de capital?

O aumento de capital consiste na emissão de ações em paridade com prêmio de emissão. Durante esse processo, os investidores que participarem do aumento de capital pagarão um preço extra por cada nova ação que adquirirem.

A principal razão para este tipo de aumento de capital é proteger os interesses dos acionistas anteriores. Também é necessário proteger o valor das ações dos acionistas anteriores.

Outra forma de aumento de capital é chamada de emissão de ações liberadas. As ações liberadas são emitidas das reservas da empresa, que são fundos que sobram após a distribuição de lucros.

O que é o processo de aumento de capital?

O processo de aumento de capital é normalmente desencadeado pela assembleia geral anual da empresa. A diretoria executiva tem autoridade para levantar capital adicional por meio da emissão de ações ou contribuições em espécie.

Esse processo permite que as empresas respondam rapidamente a necessidades repentinas de capital e aproveitem as condições favoráveis ​​do mercado de capitais. Como resultado, eles podem maximizar o financiamento e ganhar o maior prêmio possível por suas ações. Você pode precisar considerar este processo cuidadosamente antes de tomar qualquer ação.

Termos relacionados

Bandas de Bollinger

Um gráfico das Bandas de Bollinger é um indicador da volatilidade de uma ação. Uma fuga de alta ou baixa é o oposto de uma

Ler mais

Inflação

Inflação é o nome dado ao aumento de preços de produtos e serviços. Portanto, ela é calculada pelo índice de preços, comumente chamado de alta

Ler mais

TR

Apesar de ter sido instituída há mais de 30 anos, a Taxa Referencial (TR) ainda pode ter um impacto importante no cotidiano dos brasileiros. Ela

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter