💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Análise Fundamentalista

A Análise Fundamentalista é um tipo de análise contábil e financeira que se concentra na saúde e nas demonstrações financeiras das empresas. O método considera fatores como crescimento dos negócios, concorrência e estado da economia, bem como emprego, habitação e manufatura.

Além disso, a análise fundamental se concentra nos concorrentes de uma empresa. Também pode ser usado para determinar se uma empresa provavelmente experimentará mudanças positivas ou negativas no preço de suas ações.

Os analistas fundamentais levam em consideração vários fatores, incluindo os negócios e a situação econômica da empresa, bem como seu mercado e concorrentes. Embora esse método seja demorado, ele pode ajudá-lo a comprar ações de uma empresa com desconto.

Se você puder esperar que o mercado de ações acompanhe os fundamentos, seu investimento será recompensado. O Oráculo de Omaha, Warren Buffett, é um exemplo desse tipo de investidor. Na verdade, ele é conhecido como o Oráculo de Omaha, de onde vem seu nome.

Tipos de análise fundamentalista

Os dois tipos de análise fundamental são quantitativos e qualitativos. O primeiro é mais tangível e fornece números concretos sobre as finanças de uma empresa. O último é menos tangível e se concentra em fatores como a qualidade dos principais executivos, reconhecimento da marca, patentes e tecnologia proprietária. Ambos os tipos de análise fundamental podem fornecer informações úteis.

Alguns analistas optaram por combinar quantitativos e qualitativos para dar a melhor imagem do potencial futuro de uma empresa. Os resultados de ambos podem ser muito diferentes, e você deve analisar cuidadosamente cada um para encontrar a melhor combinação para suas necessidades de investimento.

A primeira é a forma mais popular de análise. Ao estudar as finanças de uma empresa, isso o ajudará a tomar uma decisão mais informada sobre investir na empresa. Essa é uma parte essencial da análise fundamentalista, pois ela pode dizer se uma empresa é um bom investimento de longo prazo ou não. Também pode indicar se os melhores dias de uma ação podem estar para trás, o que é muito importante para investidores de curto prazo.

Importância da análise fundamentalistas

A análise fundamentalista é uma parte importante do investimento e é uma ferramenta útil para investidores de todos os níveis. Além de avaliar ações, também pode determinar como investir em outros títulos, como fundos mútuos.

Na análise fundamentalista, é importante para você construir uma compreensão completa dos negócios da empresa e seus ganhos. Ao usar a análise fundamentalista, você pode determinar se uma empresa está subvalorizada ou subvalorizada.

E isso é vital para o investimento, pois você poderá evitar empresas com baixo desempenho ou desempenho insuficiente em suas metas financeiras. Se a análise fundamental for realizada corretamente, você pode comprar na alta e vender na baixa. Dessa forma, você pode tomar decisões de investimento mais informadas.

Termos relacionados

Rendimento Nominal

O lucro nominal, via de regra, é o lucro que uma empresa obtém quando seu custo total excede sua receita total. Da mesma forma, uma

Ler mais

Margem Operacional

A margem operacional é uma métrica chave para medir a saúde geral da sua empresa. Também é chamado de retorno sobre vendas ou margem EBIT.

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter