💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Agente de custódia

Um agente de custódia é um terceiro que garante fundos e ativos até uma data específica,e esses agentes são normalmente bancos ou notários.Em outras palavras eles são uma instituição que se responsabiliza pela guarda e pelas movimentações dos ativos financeiros comprados por seus clientes

Qual o trabalho do agente de custódia?

O principal trabalho de um agente de custódia é gerenciar ativos, dinheiro e documentos. Eles devem permanecer imparciais e objetivos durante toda a transação. Eles também podem ser encarregados de realizar pesquisas de título.

Pesquisas de títulos envolvem a revisão de registros públicos sobre a propriedade da propriedade. Eles também identificam ônus ou gravames sobre a propriedade. Eles devem certificar-se de que fazem tudo o que podem para proteger os interesses de seus clientes e proteger os seus próprios.

Além disso, eles atuam como terceiros para proteger seus fundos e ativos até que o contrato seja finalizado. Essa função de terceiros garante que a transação de venda ou compra seja realizada de acordo com os termos do contrato. Eles desempenham um papel essencial na venda de imóveis. Além dessas funções, um agente de custódia também mantém o controle de contratos e documentos.

O que saber antes de se tornar um agente de custódia?

Se você estiver interessado em se tornar um agente de custódia, é útil conhecer os vários tipos de software usados ​​na indústria e no escritório. Um curso de treinamento de escritório pode ajudá-lo a se familiarizar com equipamentos e tarefas comuns de escritório.

Você também deve ser licenciado pelo seu estado para praticar serviços de custódia. O processo normalmente envolve passar em um exame e pagar uma taxa de licença. Depois de ser certificado, você pode solicitar uma licença em seu estado.

Como escolher um agente?

Um agente de custódia atua como um custodiante de terceiros que permite que você confie neles. É importante escolher um Administrador que seja neutro para garantir que você obtenha o resultado certo para você e as outras partes. Eles são legalmente obrigados a agir no melhor interesse de ambas as partes.

Assim que um comprador e um vendedor concordarem com um conjunto de termos, o agente de custódia criará uma escritura listando o comprador como o novo proprietário. Eles então fecharão o depósito e liberarão o depósito em dinheiro para o comprador, que pode usar os fundos para um adiantamento ou custos de fechamento.

Às vezes, um advogado ou uma empresa de títulos completará parte do processo de custódia para você. Portanto, antes de assinar qualquer papel, é essencial entender o que um agente de custódia faz.

Um agente de depósito atua em nome de ambas as partes em um contrato de depósito. Por causa disso, eles têm um dever fiduciário para ambas as partes e devem agir no melhor interesse financeiro de ambas as partes.

Como tal, eles devem aderir aos termos do acordo e garantir que o contrato seja cumprido. Advogados e representantes de empresas de títulos também desempenham o papel de agentes de custódia, embora o papel de um agente de custódia varie de estado para estado.

Termos relacionados

Agências de risco

As agências de risco são um componente crítico do mercado de crédito. Seu trabalho é fornecer às empresas uma avaliação justa e precisa de seu

Ler mais

Mercado de Capitais

Um mercado de capitais é um tipo de mercado financeiro onde são negociados títulos lastreados em dívida e ações. Um mercado monetário é um mercado

Ler mais

Clube de Investimentos

O clube de investimento é um grupo de pessoas que juntam seu dinheiro para investimentos. O dinheiro de cada membro é investido como um grupo.

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter