💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

AGE

A Assembléia Geral Extraordinária (AGE) é uma reunião de acionistas de uma empresa privada ou pública. A urgência de um assunto é determinada pela AGE. Os participantes podem expressar suas opiniões e oferecer soluções.

Como funciona a AGE?

A Assembleia Geral Extraordinária é convocada de acordo com as exigências de cada empresa e divulgada previamente. Isso garante que todos os acionistas estejam cientes dos assuntos em discussão, independentemente de quererem ou não participar.

Um edital de convocação informa o público sobre todos os assuntos em discussão e como a reunião será conduzida. Também pode explicar como a votação funcionará em certos casos e quando todos os resultados serão tornados públicos.

Voto

Os acionistas têm o direito de falar e podem exercer esse direito por qualquer pessoa. A lei e os estatutos da empresa regem o direito de voto. O acionista deve possuir ações ordinárias para garantir seu voto.

Quais assuntos são abordados?

Esta assembleia extraordinária aborda questões delicadas que precisam de atenção especial. Isso inclui reforma de estatutos, mudança de objeto social, fusão, incorporação ou cisão, dissolução voluntária, nomeação de liquidantes e contas de liquidantes.

As assembleias gerais extraordinárias são uma forma de parceiros de negócios e funcionários conhecerem melhor as operações da empresa e os planos futuros.

Razões para convocar um AGE

Uma AGE pode ser convocada quando um assunto importante não pode esperar pela AGO (Assembléia Geral Ordinária).

Não é incomum que AGEs em grandes empresas se reúnam para discutir fusões ou aquisições de empresas. Um acionista também pode convocar uma AGE para revisar as leis da empresa.

As assembleias gerais extraordinárias também podem ser convocadas para discutir quaisquer situações imprevistas que possam surgir na empresa e que possam prejudicar sua imagem.

Assuntos não relacionados à AGE

As Assembléias Gerais Extraordinárias fornecem um fórum para discussão de questões relevantes. Nem todos os problemas podem ser resolvidos. Estes são apenas alguns dos problemas que os AGEs não podem resolver.

  • Dúvidas sobre a participação no capital da empresa;
  • Em relação à distribuição de dividendos
  • Seleção de administradores e demais membros que farão parte do Conselho Fiscal
  • Análise de demonstrações financeiras e contas para administradores.

Esses tópicos devem ser discutidos apenas durante a assembleia geral anual programática.

Benefícios da AGE

Nesse caso, há duas perspectivas: quem organiza a Assembleia (a corporação) e quem participa (o acionista).

A Reunião Extraordinária, importante para a empresa, permite discussões urgentes sem ter que esperar datas específicas. Esse tipo de reunião é dinâmico, pois acompanha o ritmo da empresa.

Do ponto de vista do acionista, a Assembleia Extraordinária (ou perspectiva do acionista) é uma excelente reunião. Ele é responsável pelo desempenho e direção financeira da empresa.

A Assembleia Extraordinária é mais do que uma mera aprovação ou análise. Por meio de objetos essenciais, reúne tanto o investidor quanto a organização para garantir que sejam bem-sucedidos coletiva ou individualmente

Termos relacionados

Beta

Beta é uma medida estatística que limita sua perda ou ganho com base no preço médio do mercado. Os cálculos beta são fáceis de fazer

Ler mais

Execução de ordem

A execução de ordens é possível em muitas situações e contextos. A execução ou despejo de uma ordem ou execução fiscal ou qualquer outra situação

Ler mais

Papel-moeda

O papel-moeda é um tipo de material usado na fabricação de notas promissórias negociáveis emitidas por uma autoridade licenciada e pagável ao portador mediante solicitação.

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter