Um American Depositary Receipt (ADR) é emitido por uma empresa em nome do acionista ou investidor.
Seus termos e condições são regidos pelo contrato de depósito. Este documento é obrigatório para todos os detentores de ADR.
O titular aceita o Recibo tornando-se parte do Contrato de Depósito. A empresa pode conceder um direito ao titular, ou não.
O que é um ADR?
Um ADR é um documento negociável denominado em dólares norte-americanos que representa uma participação indireta em ações de uma empresa não norte-americana. É emitido por um banco depositário.
Essas instituições supervisionam os serviços de agência e os serviços de transferência de ações. Os ADRs são representados por ações ordinárias depositadas em um banco depositário.
Os direitos do titular de ADR são regidos pelo contrato de depósito.
Um ADR fornece uma listagem de uma ação estrangeira em um mercado. Um Global Depositary Receipt fornece acesso a dois ou mais mercados. Mais comumente, o ADR e o US Global Depositary Receipt são usados para levantar capital no mercado local e nos mercados internacionais.
O ADR e o GDR podem ser emitidos por empresas por meio de ofertas públicas ou colocações privadas. Eles não são regulamentados como ações ordinárias e têm a vantagem de serem amplamente disponíveis.
Como um ADR é de propriedade de uma empresa estrangeira, ele traz o risco de dupla tributação. O US Internal Revenue Service ou a organização equivalente do país estrangeiro pode tributar o ganho de capital.
Como tal, os investidores devem se preparar para arquivar a papelada para evitar o pagamento de impostos duas vezes. Caso as ações não sejam registradas, o ADR pode ser negociado no balcão.