💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Acordos de Recompra

Acordos de recompra são empréstimos de curto prazo em que um credor compra os títulos de um mutuário em troca de dinheiro ou outra forma de garantia.

Normalmente, o credor compra títulos do governo ou títulos do Tesouro de um banco comercial e os vende de volta ao mutuário em uma data posterior.

Esses empréstimos são usados ​​para aumentar a quantidade de dinheiro disponível no sistema financeiro, e o comprador dos títulos paga ao credor juros sobre o empréstimo.

O valor de mercado dos títulos objeto de operações compromissadas é apurado diariamente e as oscilações do valor de mercado causam margens excedentes ou deficitárias.

Tipos de Acordos de Recompra

Acordos de recompra podem ser feitos usando títulos e ações. Nesse tipo de acordo, o mutuário comprará títulos de maior duração.

Esse tipo de empréstimo é chamado de repo de entrega especializado, e o vendedor garantirá os títulos no início e no vencimento do contrato.

No entanto, esse tipo de acordo de recompra é relativamente raro e pode ser mais caro. Por esse motivo, é essencial ter uma compreensão das diferenças entre esses dois tipos de empréstimos.

Outro tipo de recompra é chamado de acordo de recompra, que envolve a venda e a compra de títulos ao mesmo tempo.

A recompra reversa difere do acordo de recompra tradicional, porque o mutuário vende o título ao credor, que então concorda em vendê-lo a um preço mais alto em uma data posterior.

Benefícios do Acordo de Recompra

Acordos de recompra podem ser benéficos para ambas as partes envolvidas. Embora esses acordos sejam geralmente de curto prazo, eles são mais seguros do que outros investimentos porque fornecem garantias.

Eles também são mais competitivos do que outros investimentos de curto prazo. Os fundos de dinheiro são alguns dos maiores compradores de recompras. As tradings também usam recursos para financiar suas posições de longo prazo, o que lhes permite tomar dinheiro emprestado com custos de financiamento mais baixos.

Esta é uma ótima maneira de construir riqueza a longo prazo. O principal objetivo dos acordos de recompra é minimizar o risco de crédito da contraparte.

Riscos do Acordos de Recompra

Os acordos de recompra são normalmente vistos como um instrumento de mitigação do risco de crédito. O maior risco que uma transação de recompra representa é a falha do vendedor em recomprar os títulos quando eles atingem o vencimento.

O comprador pode ter que vender o título para receber o dinheiro devido, mas se o valor dos títulos tiver diminuído desde a venda inicial, o comprador incorrerá em prejuízo. Como tal, um acordo de recompra é uma ótima maneira de facilitar o capital de curto prazo, mas o mutuário deve certificar-se de que o credor entende os riscos envolvidos.

Termos relacionados

Novo Mercado

Um novo mercado é uma fronteira na qual ninguém jamais esteve. Na verdade, um novo mercado é uma fronteira, onde não há players estabelecidos. O

Ler mais

Giro de ativos

Uma definição simples é que é a porcentagem de vendas em excesso de ativos. Esse número será maior para empresas em alguns setores do que

Ler mais

Inflação

Inflação é o nome dado ao aumento de preços de produtos e serviços. Portanto, ela é calculada pelo índice de preços, comumente chamado de alta

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter