💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Ações escriturais

A escrituração refere-se a um tipo específico de ação. Não envolve a renovação ou emissão de certificados. É feito através de transferências e pagamentos para contas de depósitos.

As ações escriturais podem ser administradas por três agentes principais: o emissor (a empresa), o acionista e a instituição depositária.

Este é um dos cinco tipos que podem ser negociados na Bolsa de Valores.

Como funciona a ação escritural?

As ações escriturais não dependem de papel e registro físico, por que são registradas.

Este registo pode ser feito digitalmente e não necessita de impressão em papel.

O investidor tem a opção de consultar as ações não registradas em seu nome no Home Broker de sua corretora. Os investidores também podem acessar o canal eletrônico do Investidor – CEI se preferirem.

CEI dá aos investidores acesso ao seu portfólio de ações por meio de uma plataforma disponibilizada pela Bolsa de Valores do Brasil

Notável é o fato de que as notas de corretagem são usadas para documentar todas as transações na bolsa de valores. Esses vouchers podem ser emitidos por corretoras e bancos. Esses vouchers contém as seguintes informações:

  • Nome do titular do cartão
  • Ações negociadas e sua quantidade
  • Valor Unitário das Ações Negociadas
  • Valor total de todas as negociações
  • Data e hora das transações de compra e venda de ações
  • Informação adicional.

Responsáveis pela escrituração e gestão das ações

As empresas contratam instituições para administrar seus registros contábeis eletrônicos e escrituração.

Os guarda-livros atuam como intermediários entre investidores e empresas. Eles mantêm um registro computadorizado que inclui os nomes dos acionistas e uma lista mostrando os movimentos dos titulares, como vendas e transferências.

As instituições escrituradas também devem fornecer aos acionistas informações periódicas sobre sua posição acionária. Entre as principais informações disponibilizadas estão:

  • Movimento mensal, se houver
  • Extrato de conta anual ou conforme solicitado
  • Saldo do ano anterior, até 31 de fevereiro ou conforme solicitado
  • Informações sobre atividades e eventos da empresa, incluindo pagamento de dividendos.

Ações escriturais e ações nominativas

Você pode não ter certeza das diferenças entre ações nominativas ou ações escriturais.

Uma escritura refere-se a um tipo de ação que não possui certificado. A ação nominativa só pode ser válida se tiver identificação do titular, ou seja, o nome do seu titular.

As ações nominativas também podem ser escriturais.

As ações nominativas podem ser escriturais, desde que haja registro eletrônico que identifique de forma única o titular.

O nome do proprietário, Registrar ações escriturais, determinará a conta de depósito.

Transações

As ações escriturais são o tipo mais básico de ação. Como as ações escriturais não precisam ser registradas, elas não exigem certificado para cada operação.

Três entidades estão envolvidas com ações:

– O acionista (ou investidor);

O título está sendo emitido pela empresa.

O corretor facilita a transação.

Um investidor deve abrir uma conta em uma instituição de corretagem para comprar ações. Esta conta conterá todas as suas informações pessoais.

Termos relacionados

IRRF

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é o imposto IRRF e como ele é calculado. Trata-se de uma obrigação tributária cobrada de alguns trabalhadores

Ler mais

IPC

IPC significa Índice de Preços ao Consumidor. Bens de consumo são bens que os consumidores usam. O IPC é uma ferramenta que pode monitorar preços

Ler mais

NYSE

A Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) é uma bolsa de valores dos Estados Unidos. É a maior bolsa do mundo, com uma capitalização

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter