💳 O Banco BV oferece benefícios únicos em seu cartão de crédito sem anuidade, aceito em milhares de estabelecimentos pelo mundo: abra uma conta gratuita e solicite o seu!

Acionista Minoritário

O acionista minoritário não tem participação majoritária em uma empresa.

Como acionista minoritário, você tem certos direitos e pode entrar com uma ação judicial para buscar esses direitos.

Você pode inspecionar os livros, registros contábeis e atas corporativas de uma empresa. Felizmente, existem advogados especializados em proteger os direitos dos acionistas minoritários.

Eles podem proteger seus interesses legais e lutar por seus direitos.

Exerção de direitos do acionista minoritário

Para ajuizar uma ação para representar seus direitos como acionista minoritário, você precisa estabelecer seus direitos.

Na maioria dos casos, isso significa que você deve estabelecer sua propriedade.

Você deve ter pelo menos cinco por cento das ações de uma empresa para fazer uma ação.

Isso é chamado de “voto dividido” e pode ser usado para proteger sua posição como acionista minoritário. Se você tiver menos de cinco por cento das ações, ainda poderá ter alguns direitos, mas não poderá entrar com uma ação judicial.

Se você é um acionista minoritário de uma empresa com maioria repressiva e antiética, ainda pode usar seus direitos legais para se proteger.

Se o proprietário majoritário estiver abusando de seus direitos, você pode comprar a maioria e encerrar sua associação com a empresa. No entanto, você deve ter cuidado para que seus direitos sejam protegidos pela lei e pelos padrões éticos.

Casos de abuso de poder

Em alguns casos, uma empresa pode usar o poder de um acionista majoritário para abusar dos acionistas minoritários.

Isso é especialmente verdadeiro se houver vários acionistas minoritários. Embora os acionistas majoritários possam controlar 80% de uma empresa, eles não podem reunir votos suficientes para se tornar um acionista majoritário.

Nesses casos, você deve contratar um advogado experiente na proteção dos direitos de um acionista minoritário.

Não é legal assediar um acionista minoritário. Mas você pode usar seu direito de rescindir o relacionamento com a empresa. Se você não consegue sair do seu relacionamento com a maioria, você pode buscar uma compensação.

O acionista majoritário tem mais poder do que o minoritário.

Esse poder pode ser abusado pela maioria e limitar a capacidade do acionista minoritário de expressar suas opiniões. Se a maioria controlar a empresa, você nunca conseguirá o que quer.

Você sempre vai perder para a maioria. Como acionista minoritário, você deve revidar. Como acionista minoritário, são seus direitos que estão ameaçados. Se você quer proteger seus direitos, você deve lutar por eles.

Termos relacionados

Black-Scholes

O modelo Black-Scholes, também conhecido como modelo Black-Scholes-Merton, é um modelo matemático para a dinâmica dos mercados financeiros, incluindo a dinâmica dos instrumentos de investimento

Ler mais

Déficit Primário

Quando um país não consegue arrecadar recursos suficientes para pagar suas despesas, tem déficit primário. Um país percebe que gastou mais do que ganhou ao

Ler mais

Back Office

Hoje, uma empresa pode ser definida por seus produtos, serviços, campanhas de marketing e muito mais — mas a maioria das pessoas não sabe que

Ler mais
João Santos

João Santos

Produtor de conteúdo especialista em finanças e investimentos, com uma bagagem de 10 anos atuando em PMEs.

Newsletter